quarta-feira, 24 de novembro de 2010

I ENCONTRO NACIONAL DE CENTRAIS DE NEGÓCIOS EM SALVADOR


Representantes da Câmara de Turismo da Costa do Cacau estiveram presentes nesse evento : nossa Sec. executiva Karlla Costa que durante encontro falou com a Dep. Alice Portugal sobre a Câmara, bem como Nicéia representante da rede de Itacaré, Márcia Torres representante das ATIL, Claudiana Figueiredo do SEBRAE, Thais Gavazza da AJATUR-UNA, Meirelles e Maria Moraes representantes da Cooperbom turismo, Jorge Saci da rede de cabaneiros de Ilhéus, Carlinhos da Associação Viva Canavieiras.


Casos de sucesso mostram vantagens do empreendedorismo coletivo
I Encontro Nacional de Centrais de Negócios reuniu em Salvador mais de 500 de 18 estados

por Fátima Emediato
No encerramento do I Encontro Nacional de centrais de Negócio, o instrutor Daniel Muller mostrou o que leva um grupo ao sucesso
Mais de 500 participantes de 18 estados, e a apresentação de casos de sucessos de Centrais de Negócio que serão espalhados para os quatro cantos do Brasil e que despertou o interesse de centenas de micro e pequenos empresários. De acordo com o coordenador da supervisão de Comércio da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Adriano Câmera, estes foram alguns dos resultados do I Encontro Nacional de Centrais de Negócios, realizado pelo Sebrae Bahia na segunda (22) e terça-feira (23), no Othon Palace Hotel, em Salvador.
Empreendedorismo Coletivo
O Encontro teve em seu encerramento nesta terça-feira (23), a palestra “O Que Leva um grupo ao sucesso-Empreendedorismo Coletivo”, com o jornalista e instrutor motivacional, Daniel Muller. Na ocasião Daniel explicou que um dos pontos mais importantes para se ter sucesso em um trabalho de rede é olhar as qualidades dos associados. “O segredo das relações humanas é você parar de criticar e passar a elogiar. São cinco pontos fundamentais: autoconfiança, ou seja, a capacidade de sentir seguro e tomar decisões; as relações humanas: não critique, elogie, faça o outro se sentir importante; comunicação, você tem que ter claro o que quer dizer, como, quando e de que maneira dizer; controle de preocupação para evitar o stresss, saber não o que te acontece, mas como lidar com o que te acontece e liderança, liderança não apenas se nasce com ela, mas se desenvolve também”, explica Daniel Muller.
Casos de Sucesso

Encontro mostrou casos de sucesso de Centrais de Negócios de várias partes do Brasil.
Um dos casos de sucesso, apresentado no segundo dia do evento, foi o da Cintec, Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos, formada por empresas do setor de softwares de Londrina, Paraná. Com pouco mais de um ano de existência a Cintec hoje reúne 28 empresas e conquistou negociações importantes junto aos fornecedores. Só com a aquisição de vale alimentação para seus funcionários a Central conseguiu reduzir 80% com os custos como explica o diretor da central, o empresário Carlos Henrique Kasuya.“A minha empresa tinha um custo com vale alimentação mensal, por funcionário, de R$ 4,50, mas hoje com a Central passou a custar 50 centavos. Essa redução de mais de 80% aconteceu porque antes eu negociava para 25 funcionários e hoje com a Central são mais de 600 funcionários, e a administradora do cartão refeição ainda me deu um prazo para pagamento”, comemora o empresário.Sobre as dificuldades em administrar uma Central de Negócios o empresário Carlos Henrique Kasuya dá algumas dicas para quem tem dificuldade em ter comprometimento dos associados. “Dentro de um grupo vamos ter empresários mais comprometidos, que se dedicam e vão encarar a central como um investimento para resultado a médio e longo prazo, e outros empresários que querem entrar na central já com resultados imediatos. Nós temos que fazer um trabalho para que eles entendam o conceito da central e para que tenham um comportamento mais adequado. Ou ele acaba percebendo que a Central não é o espaço dele, ou o Conselho de Ética e Fiscal que avalia o comportamento e convida o associado a se retirar”, explica Carlos Henrique.
Encontro leva experiência para meios de hospedagem
Thiago Dias foi um dos participantes do I Encontro Nacional de Centrais de Negócios que soube aproveitar bem o evento. Thiago é consultor do Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, realizado pelo Sebrae Nacional em parceria com a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, que vai capacitar cerca de mil pequenas hospedagem em todo o país. Uma das ações do Programa é fazer um piloto de Central de Negócio de pequenos meios de hospedagem. Thiago Dias explica que as experiências apresentadas no Encontro vão ajudar a orientar a implementação das Centrais de Negócios do setor.“O Encontro foi fantástico. Eu já conhecia experiências de centrais de negócio na Alemanha e na França, mas não imaginava que as Centrais de Negócios no Brasil estavam tão adiantadas. Passei todas as informações do Encontro no blog da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o abihbrasil.blogspot.com. O que estou mostro no blog é que podemos customizar experiências apresentadas aqui no Encontro para o setor de meios de hospedagem. Vimos aqui, por exemplo, casos de sucesso como da RedePetro formado por empresas de diferentes setores, empresas de engenharia, inspeção de equipamentos industriais, serviços submarinos, treinamento e consultoria, entre outros tantos diferentes setores.”, explica Thiago.A Rede Petro, formada na Bahia, com empresas fornecedoras de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo e gás, foi criada há cinco anos com 40 empresas e hoje já reúne 62 empresas. Nicolás Honorato, diretor executivo da RedePetro, disse que na Bahia e no Brasil anda existe espaço para a criação de novas redes, em vários setores e de diversas atividades que ainda estão desestruturadas.“É um trabalho muito bonito que vale a pena. Talvez o problema inicial seja colocar na cabeça dos empresários que trabalhar em grupo é possível sem desconfiança, mas com confiança, e que é possível ter bons resultados. Entre as vantagens do trabalho em Rede é adquirir conhecimento, trocando informações com outros concorrentes, você diminuir custos de produção e poder prestar serviços em comum”, destaca Nicolas.Marcia Regina Torres, representante da Rede Ilhéus 100% Turismo, que reúne seis pousadas, uma agência e um bar/restaurante colheu subsídios e experiência no Encontro para concretizar a formação de uma Central de Negócios em sua cidade. “O Encontro mostrou que a ideia da Central de Negócios realmente vale a pena. Tem as diferenças entre os empresários, mas tem que ver o que cada empresário pode contribuir porque toda a cadeia ganha, não apenas o lucro financeiro. Estamos tendo o apoio do Sebrae para capacitação em gestão e na formalização da nossa Central. Já estamos fazendo algumas compras conjuntas como roupa de cama”, informa a empresária.
fonte : http://www.ba.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=665&cod=10992248

II ENCONTRO DE GESTORES DE TURISMO


Programa de Metas e Observatório, instrumentos da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

Conferência Cultura e Desenvolvimento Local- Ibirataia -BA

Será realizado evento Inovação em Políticas Públicas do Turismo: Avanços e Desafios, no período de 07 a 09 de dezembro/2010, em Brasília. O evento iniciará no dia 07 com a solenidade de apresentação dos resultados do Índice de Competitividade/2010 e da premiação das Melhores Práticas dos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
Nos dias 08 e 09, o MTur apresentará os projetos e metodologias desenvolvidos a partir de experiências e práticas implantadas nas regiões do País. Na ocasião, também serão promovidos painéis e mesas de debates sobre os avanços e os desafios da Política Pública de Turismo no Brasil.