segunda-feira, 25 de março de 2013

DIA DO CACAU 27 DE MARÇO DE 2013



Encaminhado pela Câmara Municipal de Ilhéus

Ilhéus, 22 de março de 2013.

OF/CIRCULAR Nº. 059/13

Ilmº. Srs.
N E S T A



Prezado (a) Senhor (a),


Estamos convidando Vossa Senhoria para participar da Sessão Especial que será realizada no dia 27 de março do corrente ano, às 16:00 horas, no Plenário desta Casa Legislativa, em comemoração ao dia do cacau, conforme requerimento de  nº.042/13 proposição do Vereador Ivo Evangelista.

Aproveitamos a oportunidade para renovar protestos de estima e consideração.





Atenciosamente,                     
Descrição: Z:\DOCUMENTOS 2013\OFICIO EXPEDIDO 2013\Josevaldo.bmp             










ATA DA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA: Primeira Reunião de 2013.


ATA DA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA
CÂMARA DE TURISMO DA COSTA DO CACAU
Primeira Reunião de 2013.


Ata da Assembléia Ordinária realizada no dia vinte de fevereiro de dois mil e treze às nove horas e trinta, na Pousada Papa Terra, Loteamento Conchas do Mar, Quadra H, no município de Itacaré, Bahia, cuja coordenada é, 14°16′40″S, 38°59′49″W.  Dando início aos trabalhos a Presidente Mari Gândara agradeceu a presença de todos e fez uma breve explanação sobre a atuação, planejamento e ações da Câmara de Turismo, a seguir solicitou a todos os representantes das cidades da Costa do Cacau que se apresentassem para na sequência explanarem suas propostas de gestão turística.  Agradeceu a hospitalidade da pousada no oferecimento das suas instalações e ao vice-presidente da Câmara, Jorge Almeida, pelas providências tomadas. Justificou a ausência dos representantes do BNB e SENAC, Instituto Cabruca, Jupará, que apresentaram a impossibilidade de suas presenças, assim como a ausência do Secretário de Turismo de ilhéus, Alcides Kruschewsky, que enviou dois representantes e que estava em Salvador para encontro com o Secretário Estadual Leonelli. Comentou a ausência de representantes do poder público municipal de Pau Brasil, única cidade não representada nesta Assembleia. Estiveram presentes os Conselheiros: Mari Gândara- Presidente ,Karlla Costa – Ajatur Una e Sec. Executiva da Câmara, Jorge Almeida - ACERTI e Vice Presidente , Paulo Emílio Ação Ilhéus – Tesoureiro, Max do Carmo de Souza , Ana Paula Marcellino e Dailson Mendes - Sec. de Turismo e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Santa Luzia, Tiago Gonçalves e Etinger - Sec. de Industria Comércio e Turismo de Itabuna, Almir Santos APEMA, Carlos Lima – Viva Canavieiras, Ametista reis e Ary Monteiro - Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, Crisiane Birschner e Jacks Rodrigues-Sec de Turismo de Ilhéus, Fernando Volpi  e Alex Saporetti da Sec. de Turismo de Canavieiras, Thais Gavazza – Sec. de Turismo e Meio Ambiente de Una , Marilia Rodrigues – ACERTI, Winston Meireles da COOPERBOM Turismo e  do Núcleo Técnico: Ana Paula Cunha e Valdineia Borges - SEBRAE, Renata Ramos – IFBAIANO Uruçuca, Divaldo Borges -BAHIATURSA, Julio Oliveira - Secretário Executivo do Fórum Estadual de Turismo e Diretor de Serviços Turísticos da SUSET/SETUR BAHIA e Ussula Pinto da DST - Diretoria de Serviços Turisticos SETUR/Ba   os convidados:  estagiária da Cooperbom Turismo Chloe Natasha Wooder, da London South Bank University ,Durval Franscisco do site Itacaré Urgente, Francisco baracho-Itacaré Rafting & Aventura, Sérgio Trevisan Junior – Secretaria de Meio Ambiente de Itacaré, Luciano Freitas e Miguel Reis - Sec. de Cultura, Esporte e Lazer de Itacaré, Samuel Reis - Itacaré Ecoresort, Rogério Luciano V9 Central de Passeios de Itacaré e representante do Gabinete da Prefeitura de Itacaré, Vamares Gomes e Jorge Loyola - Sec. de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Itacaré, Marcelo Barros - Gabinete da Prefeitura de Itacaré sendo o total de 52 presentes na reunião.
 Júlio Oliveira, da SETUR e do Fórum Estadual de Turismo, representando o Secretário Estadual Domingos Leonelli, que parabenizou a Câmara reconhecida pelo trabalho e esforço na agregação das cidades que a compõem e citou que fora convidado pelo prefeito de Itacaré Jarbas Barbosa para assumir a Secretaria de Turismo de Itacaré, mas não assumiu o cargo, pois foi convidado a atuar na Secretaria de Turismo do Estado, portanto, uma outra pessoa será indicada pelo Secretário Estadual de Turismo Domingos Leonelli. Fez um panorama de seu histórico no turismo e falou da proposta do Estado em descentralizar ações para zonas turísticas e da possível contratação de um represente por zona turística para dar agilidade aos trabalhos. Júlio discursou sobre sua Gestão na Câmara de Turismo da Costa do Dendê, e da importância das Câmaras de Turismo para regionalização, bem como dos problemas que os membros enfrentam, citou que na Costa do Dendê os prefeitos das cidades custeiam as despesas e deslocamentos dos representantes da Câmara, para reuniões e eventos.
Ussula Pinto, responsável pelo projeto de produção associada ao turismo na Setur – BA, fez um panorama das ações que vem desenvolvendo junto com a SUAF na Costa do Cacau , sendo confirmado por Karlla sec. Executiva, do excelente trabalho realizado.
Divaldo Borges da BAHIATURSA, falou acerca da regionalização do turismo , do plano de ação construído em 2011 durante a oficina de roteirização do turismo da Costa do Cacau e das ações que deverão ser cumpridas pelos municípios, as quais estão descritas no documento gerado durante o evento e que os presentes já receberam naquele momento via e-mail encaminhado por Karlla .Explanou sobre o Salão Baiano de Turismo e da BNTM, que seguirá os mesmos moldes do evento anterior, mas que a participação dos municípios se dará de duas formas: sem custo no stand institucional das zonas turísticas ou no stand individual do município, que terá um custo de hum mil reais . Parabenizou a Câmara por sua atuação e perseverança apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Falou dos eventos que acontecerão no dia 28 de fevereiro: encontro dos gestores públicos municipais e em 01 de março Fórum Estadual de Turismo, ambos em Salvador.
O Secretário de Governo de Itacaré, Marcelo Barros, descreveu sobre os atrativos de sua região, os quais ainda não estão totalmente explorados, inclusive da interiorização do turismo, das áreas rurais e da beleza do Rio de Contas. Miguel Reis, da Secretaria de Esporte e Cultura, falou que a identidade de Itacaré é o esporte e aventura, onde o surf se destaca como principal atrativo, o qual já atraiu diversos eventos e que nessa nova gestão serão resgatados.
O representante da Secretaria de Turismo e Ilhéus Jackes Rodrigues após explanação dos projetos para nova gestão, falou sobre o “Aleluia Ilhéus”, projeto que acontecerá durante a Semana Santa , e disse das atrações do evento, convidando a todos e informando que a Costa do Cacau terá um stand para divulgação .
Thiago Gonçalves – Representante da Secretaria de Comercio, Indústria e Turismo de Itabuna falou sobre o resgate de antigos Carnavais, da Lavagem do Beco do Fuxico, que já é tradição em Itabuna com grandes atrações e futuramente da restauração das memórias e casa onde Jorge Amado nasceu, para ser inserida como atração turística.
Renata Ramos do IFBAIANO Uruçuca- Falou da parceria com a SETUR/BAHIATURSA no programa de qualificação PRONATEC COPA e como os municípios podem pleitear cursos.
Winston Meireles da Cooperbom Turismo discorreu sobre o propósito da agencia cooperativa e o valo  de seu trabalho a nível internacional a qual, entre outras coisas, tem levado o nome da região há vários países do mundo, devido principalmente a evidência de seu trabalho voltado ao turismo sustentável.
A Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Una, Thais Gavazza, falou sobre as dificuldades encontradas no município e que inclusive sua secretaria também é responsável pelo meio ambiente, pois Una tem várias áreas de preservação ambiental. Nesse primeiro momento, ela está apostando no Projeto da Economia Criativa para geração de emprego e renda.
O Secretario de Turismo de Canavieiras, Fernando Volpi, falou sobre o problema enfrentado pelas empresas, onde não conseguem fazer o CADASTUR, pois a prefeitura não pode fornecer o alvará às mesmas, porque existe uma questão na Procuradoria Geral da União.
Max de Souza, Secretário de Turismo meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Santa Luzia, falou sobre sua função como secretário e do apoio que o novo Gestor vem lhe dando. Discursou sobre os atrativos ainda não explorados em Santa Luzia, tal como as cavernas, as quais estão sendo estudadas pelo Governo. Teceu elogios a Câmara de Turismo da Costa do Cacau, da qual vem participando a longo tempo como conselheiro pela AVENTUR.
Valdinéia Borges e Ana Paula – SEBRAE falaram acerca do Projeto de Economia Criativa que está sendo desenvolvido na Costa do Cacau , bem como das reuniões que já aconteceram e comunicou que no dia 27 acontecerá reunião em Ilhéus às 14 horas.
         Jorge Almeida – ACERTI – Apresentou e falou do Ecomotion na Costa do Cacau, que acontecerá de 9 a 18 de agosto e no dia 28 de fevereiro os responsáveis pelo projeto estarão em Itacaré onde irão percorrer os municípios da Costa.
Júlio Oliveira, SETUR-BA, agradeceu a todos os presentes, parabenizou a nova gestão da Câmara de Turismo da Costa do Cacau pela reunião, observou a ausência do ITI, da ATIL e do Covention Bureu, e reafirmou o convite para o Forum de Turismo no dia 1 de março.
Marília de Almeida Rodrigues, presidente da ACERTI - Propôs que a Câmara encaminhasse a Empresa de Transportes Intermunicipal Cidade Sol, um documento solicitando uma linha entre as cidades de Canavieiras e Itacaré para interligar os municípios, pois é inadmissível se falar em regionalização enquanto não houver interligação da região. Para facilitar esse deslocamento sugeriu dois ônibus um partindo de Itacaré e outro de Canavieiras saindo no primeiro horário da manhã e retornando no primeiro horário noturno.  A proposta foi apresentada aos membros e todos concordaram.
Mari Presidente agradeceu a presença de todos e a reunião foi encerrada às 13 horas.


SEMINÁRIO FLORESTAS DO CHOCOLATE DIA 21 E 28 EM ILHÉUS