domingo, 4 de setembro de 2011

IGUAÍ






Encravado no vale do Gongogi, o município de IGUAÍ foi reconhecido peloMTur, Setur e Bahiatursa pelo seu grande potencial turístico, passando afazer parte da Zona Turística Caminho do Sudoeste. A região é dotada denatureza privilegiada, com dezenas de cachoeiras, vales, serras, rios,matas e trilhas de extrema beleza cênica, ideal para a prática de turismorural e de aventura, propiciando raros momentos de lazer, descontração ealegria aos seus visitantes. Com o objetivo de preservar esta riqueza ambiental, um paraíso compostopor mais de 2000 nascentes, 180 cachoeiras, dezenas de rios eriachos,vales e serras a Secretaria de Meio Ambiente do Estado criou aAPA - Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro abrangendo 50.667.62hectares. Bumba meu Boi, Ternos de Reis, Quadrilhas, Cavalgadas, festa da NossaSenhora do Perpétuo Socorro, festas de Setembro, são alguns dos seusatrativos culturais. Localização geográfica: IGUAÍ é um município da região sudoeste do estadoda Bahia, a 497km de Salvador, 110km de Vitória da Conquista, 130km deIlhéus, 130Km Jequié e 100Km Itapetinga. HOTEL FAZENDA PRINCESA ESTERCadastro MTUR 05.02326.20.0001-0End: Ribeirão das Flores,- IGUAI- BA - CEP:45.280.000 -Fone:73- 8812-7811 - 71-9982-7823 - Fax 73-3271-2128 E-mailnelo@terraviagens.com.br http://fazendaprincesaester.blogspot.com/ O Hotel Fazenda Princesa Ester dista 06Km da sede do município, conta comuma infra-estruturar hoteleira composta de 08 suítes com ar, frigobar,salão para eventos, restaurante em uma área composta por reserva de mataatlântica com 950.000M² cultivando cacau em meio a arvores frutíferas comocajazeiras, jabuticabeiras, abacateiros, mangueiras, coqueiros ebananeiras, integrados à atividade pecuária leiteira e pequenos animais.Esta estrutura foi montada para se usufruir da principal riqueza doMunicípio: a riqueza ambiental, um paraíso composto por mais de 2000nascentes, 180 cachoeiras, dezenas de rios e riachos, vales e serras (emespecial da Serra do Macário, da Serra do Ouro, da Serra dos Índios), oque levou o governo a criar a APA - Área de Proteção Ambiental Serra doOuro. (Decreto Estadual Nº 10.194), com área de 50.667,62 ha.
informações recebidas via email : nelo@terraviagens.com.br

II PENSAR CACAU: CAMACAN 50 ANOS

CACAU E ALTERNATIVAS”
O evento
O II Encontro Pensar Cacau é um evento idealizado e organizado pelo Instituto Pensar Cacau em parceria com diversos segmentos da sociedade e do Poder Público. Neste ano, com o tema “CACAU E ALTERNATIVAS”, traz um conteúdo baseado em temas técnicos, não só direcionados para o cacau, mas também para todas as possibilidades de agregação de receita na propriedade.
Justificativa
Dentre os inúmeros danos gerados pela crise da vassoura-de-bruxa na lavoura cacaueira baiana, a falência das propriedades rurais é um dos mais graves. Contudo, apesar de o cacau ainda ser a base da economia regional, diante das experiências vividas durante este longo período de crise, nota-se que o produtor deve caminhar em direção à sustentabilidade, buscando não só o aumento de produtividade do cacau, mas também a busca de alternativas, consorciadas ou não.
Público-alvo
Produtores rurais, pesquisadores, estudantes, empresários, agentes financeiros, ONGS, entidades governamentais, etc.
Escolha do local e data
O evento será realizado entre os dias 02 e 04/09/2011 na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, Município de Camacan, que é uma região tradicional no cultivo do cacau e com alta concentração de produtores. Além disso, o período coincide com a comemoração do Cinquentenário da cidade.
Objetivo
Agregação de receita na propriedade produtora de cacau.
Resultados esperados
Aumento de produtividade e qualidade do cacau;
Diversificação;
Geração de emprego e renda;
Melhora na qualidade de vida do produtor, do parceiro agrícola e do trabalhador rural.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Dia 02/09/2011 – Sexta-feira
HORÁRIO TENDA 01

18h00min Pronunciamento da Prefeita de Camacan;
IPC- Pronunciamento de Aguido Muniz, Presidente do IPC;
IPC- Apresentação do Trailer do Documentário “O NÓ” –Ato humano Deliberado por Dilson Araújo

Dia 03/09/2011 – Sábado
HORÁRIO TENDA 01 TENDA 02

09h00min QUEBRA DO CICLO DA VASSOURA DE BRUXA E SINCRONIZAÇÃO DE PRODUÇÃO DE CACAU
Gonçalo Guimarães Pereira
Edvaldo Sampaio-
Cultura da Pupunha-Ricardo Castro
10h15min CACAU BREAK
10h30min


11.30min.
CONSÓRCIO SERINGUEIRA/CACAU
Michelin.- EngªAgrônoma Emilly Freitas

DIVIDAS DO CACAU - Rogério Brandào DOCUMENTÁRIO "O NÓ" - Dilson Araújo


CACAU FINO - NICOLAS MAILLOT
12h20min INTERVALO PARA ALMOÇO

14h00min MERCADO DO CACAU -Paulo Torres. Seminário Turismo Rural -SEBRAE
14h30min NOVAS ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A RENDA E O ACESSO AOS MERCADOS: EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL - Sthephany Barrientos



15h30min CACAU BREAK

15h45min EUCALIPTO – NOVOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS – Luis Migray -VERACEL



HORÁRIO POUSADA RAINHA DO SUL - CAMACAN

19h00min INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL MARIA MOURA



Dia 04/09/2011 – Domingo
HORÁRIO TENDA 01 TENDA 02

09h00min CACAU IRRIGADO, NOVAS TECNOLOGIAS – Rogério Chiabai
PARCERIA RURAL - Valter Nascimento
10h15min CACAU BREAK

10h30min APROVEITAMENTO DE MADEIRA MORTA – Euvaldo Maia Filho e Fernando Antonio Botelho

FRUTICULTURA- Banana e cajá Instituição -SEBRAE
11h30min ENCERRAMENTO

23o Festival de Turismo de Gramado

No período de 17 a 20 de novembro de 2011, estará sendo realizada o 23o Festival de Turismo de Gramado.
Estamos verificando a possibilidade de viabilização da participação da Costa do Cacau no referido evento com o seguinte formato:
- Piso e montagem de stand para divulgação dos produtos turísticos - âmbito estadual;
- Visitas técnicas (benchmarking) em horários não coincidentes com a feira.
- Passagem/hospedagem

Contrapartida estimada: R$ 1.500,00 por participante.

O prazo para manifestação de interesse de participação é 10.09.11.


A disposição para maiores esclarecimentos.


Claudiana Figueiredo

claudiana.figueiredo_sebrae@hotmail.com

II ENCONTRO NACIONAL DE REDES E CENTRAIS DE NEGÓCIOS: INSCRIÇÕES

No período de 09 a 10 de novembro de 2011, será realizado o II Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, em Natal/RN.

Estamos verificando a possibilidade de realização de uma caravana da Costa do Cacau para participação no referido evento viabilizando deslocamento / hospedagem (08 a 11.11). A contrapartida por participante está estimada em R$ 400,00.

Abaixo maiores informações sobre o evento. A I edição do evento foi realizada em Salvador em 2010 com participação de alguns representantes da Costa do Cacau.

Aguardo manifestação de interesse de participação até o dia 04.09.11.





O Evento:



Centrais de Negócios tem despontado como uma das importantes soluções de acesso a mercados para as micro e pequenas empresas, tendo sido implementadas redes em diversos estados brasileiros. Com o fortalecimento desta ação, torna-se necessário a realização de um encontro nacional para a disseminação das experiências de sucesso, buscando assim, a consolidação da cultura da cooperação.

O "II ENCONTRO NACIONAL DE REDES E CENTRAIS DE NEGÓCIOS”, tem como objetivo proporcionar a ampliação de conhecimento sobre Centrais de Negócios e Redes Empresariais, utilizando a transferência de experiências bem sucedidas por redes implantadas e profissionais habilitados, a ser realizado no período de 09 e 10 de novembro de 2011, em Natal / RN.

Eixos Temáticos:

Os quatro eixos temáticos que contemplarão os aspectos tributários, logística, gestão e experiência internacional, darão vasta amplitude de conhecimentos aos participantes.



A quem se destina

Tem como público alvo deste evento micro e pequenas empresas participantes das Redes Empresariais e/ou com interesse em formação de uma Central; Fornecedores/Compradores ligados a essas redes.



Programação





1º Dia (09 de novembro de 2011)

8 h – Credenciamento

8 h 30m – Abertura

9 h – Palestra: Gestão Inovadora em Redes Empresariais

10 h – Experiência Internacional com a Rede NAPA Auto Parts – EUA

10 h 45m - Intervalo

11 h – Apresentação do mapeamento das redes e centrais de negócios do país

11 h 45m – Debate

12h 15m – Almoço Livre

14 h – Painel sobre Tecnologia da Informação nas Centrais de Negócios

15 h 15m – Apresentação de dois casos de sucesso

16 h 15m – Intervalo

16h 30m – Apresentação de dois casos de sucesso

17h 30m – Debate

18 h - Encerramento


2º Dia (10 de novembro de 2011)

8h 30m – Apresentação Cultural

9 h – Encontros Setoriais de Redes e Centrais de Negócios

12 h – Almoço Livre

14 h – Painel Tributário

15 h 30m – Intervalo

15 h 45m – Painel Tributário

17 h – Debate Final

18 h - Encerramento

recebido por email mais informações claudiana.figueiredo_sebrae@hotmail.com

Abertas inscrições para Semana do Turismo -IFBA VALENÇA

Estão abertas até 10 de setembro as inscrições para a 3ª Semana do Turismo, evento promovido pela Coordenação do Curso de Hospitalidade e Turismo do IFBA Campus Valença, com intuito de congregar alunos, professores, profissionais, empresários, investidores e gestores públicos do Turismo. A Semana do Turismo foi fruto do desejo do IFBA celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro.

O evento vai ocorrer no período de 21 a 25 de setembro no IFBA Campus Valença. Além de palestras e lançamento de livros, a 3ª Semana do Turismo terá práticas esportivas livres, mostra de pôsteres de pesquisas científicas, exposições, stands, apresentações culturais regionais, degustação de ostras selecionadas e picolés produzidos na região e muito mais.No segundo dia do evento acontecerá o 1º Festival Gastronômico da Costa do Dendê, que elegerá O Melhor Prato Típico da Região. O participante do evento poderá ainda se inscrever em um dos dez mini-cursos, com temas diferenciados, como Oratória, Turismo de Aventura, Produção associada ao turismo, Turismo Étnico-Afro, Desafios da Copa 2014, Roteiros Turísticos da Bahia e formação profissional do Guia de Turismo. Ainda na Programação do evento, o participante terá a oportunidade de conhecer os principais atrativos turísticos da região Costa do Dendê, através de um city tour.


O evento é GRATUITO e conta com o apoio de diversas empresas, instituições e órgãos oficiais do trade turístico baiano, tais como: Ministério do Turismo, Bahiatursa, Secretaria de Turismo do Estado, SENAC, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia, SEBRAE, Associação Brasileira de Turismo de Aventura e Ecoturismo, além de órgãos oficiais, entidades de classe e instituições regionais e prefeituras das oito cidades da Costa do Dendê. Alunos e professores de todas as instituições de ensino técnico e superior da Bahia que possuem cursos de Turismo, Hotelaria, Eventos e Gastronomia estarão presentes no evento. A participação em qualquer dessas atividades será mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e farinha). Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade da cidade de Valença-BA. Espera-se um público de cerca de 1.200 participantes. Inscrições para o evento e para os mini-cursos e mais informações no site oficial do evento: www.valenca.ifba.edu.br/semanadoturismo .

FASE 2 DO INVENTÁRIO TURÍSTICO DE ILHÉUS: DIA 5 DE SETEMBRO

Prezados Colegas da Câmara de Turismo da Costa do Cacau e região

Na segunda-feira próxima, 05 setembro, iniciaremos a 2ª fase do Inventário Turístico e da Análise da Sustentabilidade Local no Município de Ilhéus, na qual realizaremos a pesquisa de campo diretamente nas empresas e nos atrativos turísticos. Solicitamos a compreensão de todos ao receber nossos pesquisadores e responder o questionário, haja vista que a inventariação trará diversos benefícios para o desenvolvimento turístico da região.
Para informações detalhadas sobre o projeto acesse nosso blog: http://invturcostadocacau.wordpress.com/
Solicitamos a todos que re-enviem este email a todos os atores sociais envolvidos direta e indiretamente com o turismo.

Atenciosamente,
Gustavo da Cruz e Marco Aurelio Avila

Núcleo de Turismo - UESC

INAUGURAÇÃO DE OBRAS-MORRO DE SÃO PAULO