sexta-feira, 15 de abril de 2011

SEMINÁRIO DE REGIONALIZAÇÃO E OFICINA DE ROTEIRIZAÇÃO

Um dos objetivos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil é a diversificação da oferta turística. A roteirização é fundamental para atingir esse objetivo por meio da estruturação, da oferta e da aceitação de produtos diferenciados nos mercados nacional e internacional. Roteirização turística é o processo que visa propor aos diversos atores envolvidos com o turismo, orientações para a elaboração dos roteiros turísticos. Estas orientações vão auxiliar na integração e na organização de atrativos, equipamentos, serviços turísticos e infra-estrutura de apoio ao turismo, resultando na consolidação dos produtos de uma determinada região.

Quem pode participar:

Representantes dos órgãos governamentais municipais, estaduais e federais que se mostrarem necessários ao bom andamento do processo. Empresários e profissionais da cadeia produtiva do turismo, ou seja, o conjunto de prestadores de serviços que atuam direta ou indiretamente nessa atividade. Representantes da sociedade civil de diferentes segmentos sociais, como organizações locais, associações comunitárias, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), associações comerciais, entre outras.

Metodologia

Todo participante é um agente da construção do conhecimento, capaz de realizar leituras dos próprios cenários em que está imerso, estabelecer objetivos, traçar estratégias e definir procedimentos para alcançar os resultados pretendidos. A Oficina de Roteirização será trabalhada através da avaliação dos roteiros existentes visando a sua qualificação e a identificação de novos roteiros potenciais.

 Apresentação de conteúdo teórico
 Oficina participativa com a integração de todos os setores.
Conteúdo

A Oficina abordará conceitos e informações sobre a roteirização turística, que organiza e integra a oferta turística brasileira a partir dos princípios da participação, flexibilidade e sustentabilidade, mostrando-se como elemento-chave para permitir que os recursos resultantes do incremento da atividade turística de uma região possam promover a inclusão social e auxiliar na redução das desigualdades sociais e regionais, criando condições para que os objetivos propostos pelo Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil sejam alcançados.

Data - Local
Seminário
Dia: 04 a 07/05/2011
Horário: 08h30 às 12h
Dias Oficina:
Horário: das 08h30 às 18h
Dia: 07/05 - Visita técnica a um roteiro identificado.
Local: Centro de Convenções de Ilhéus
Inscrições
Confirmação: e-mail
regionalizacao@bahiatursa.ba.gov.br (71) 3117-3087/3148 / 3199
claudiana@ba.sebrae.com.br
camaraturismocostacacau8@hotmail.com