segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA DA BAHIA

2º Encontro de Gestores Públicos debate as melhores práticas do Turismo!


O 2° Encontro de Gestores Públicos de Turismo da Bahia, promovido pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa nesta sexta-feira (03), reuniu representantes de 40 municípios das treze zonas turísticas baianas. Os gestores tiveram a oportunidade de debater sobre as melhores práticas do turismo desenvolvidas e implantadas nos destinos indutores através do Programa de Regionalização Bahia.
A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, destacou a importância de promover o diálogo entre os gestores municipais e o governo. “Precisamos que cada município apresente seu levantamento com as suas limitações e potencialidades, para que então o governo possa apoiar os projetos que levem o desenvolvimento sustentável para a região”, disse.
O secretário estadual do Planejamento, Antonio Valença, iniciou o ciclo de palestras e apresentou os eixos de ação do governo. Como prioridades para o período, Valença citou a criação de uma nova infraestrutura logística na Bahia e lembrou a importância do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) para as atividades econômicas locais. “O ZEE e os Planos Mestres para o Litoral Norte, Recôncavo, Litoral Sul, Semiárido e Cerrado estão aliados aos planejamentos estratégicos de Meio Ambiente e de Turismo. Essa é uma tentativa do Estado de disciplinar o uso do território de uma forma segura e fundamentada para o empreendedor e segura para o meio ambiente”, destacou.
No período da tarde, a palestra com a profª Carmélia Anna Amaral Souza, representante do Ministério do Turismo, teve como tema a “Inventariação da Oferta Turística”. “É fundamental inventariar um lugar para identificar sua potencialidade turística. É preciso formar um banco de dados com todas as informações do local”, disse. Logo em seguida, uma mesa-redonda sobre as melhores práticas nos destinos indutores, conduzida pelo diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira. E, para fechar a programação do Encontro, alguns cases de sucesso foram apresentados.
Estiveram presentes no evento, a representante do Banco do Nordeste, Soraia Sena; o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa; a presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo, Cristina Baumgarten; além do representante do SEBRAE, José Élio Souza.
ftp://ftp.bahia.com.br/2010_12_03_encontro_gestores_fotos_joao_ramos_bahiatursa (download)
Departamento de Comunicação da Bahiatursa
71 3117-3031
03/12/2010
http://www.bahiatursa.ba.gov.br/bahiatursa/releases.asp?id_release=1213