sexta-feira, 15 de julho de 2011

As transformações socioeconômicas, culturais e ambientais no Distrito de Comandatuba, UNA-BA no período de 1987 a 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ-UESC/FAPESB





CONVITE

Prezado Senhor (a)




Temos o prazer de convidá-lo para participar da apresentação da síntese de dados do projeto de pesquisa: As transformações socioeconômicas, culturais e ambientais no Distrito de Comandatuba, UNA-BA no período de 1987 a 2011, a partir da atuação do Resort Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, realizada desde 01 / 08 / 2010, orientado pela Profª Drª Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti e do bolsista Jeroaldo de Souza Santos da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e discente do curso de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Data: 22 de Julho de 2011.

Local: Espaço do Educador na Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

Horário: 14:30 horas.



Favor confirmar sua presença pelo telefone: (73) 99411270


Cordialmente.







Profª Drª Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti

Orientadora do Projeto



Jeroaldo de Souza Santos

Bolsista FAPESB/UESC

Projeto de Inventariação Turística e Sustentabilidade é apresentado a empresários de Ilhéus

Projeto de Inventariação Turística e Sustentabilidade é apresentado a empresários de Ilhéus

Empresários do trade e representantes de entidades ligadas ao setor participaram na manhã desta segunda-feira (11) no Palácio Paranaguá da apresentação do projeto de Inventariação Turística, uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Prefeitura de Ilhéus e a empresa Bahia Mineração. A inventariação é um dos requisitos do Ministério do Turismo para que os destinos turísticos alcancem competitividade em nível nacional, adaptando assim as diretrizes do Plano Nacional de Turismo para a Copa 2014.

A apresentação foi feita pelos professores da Uesc, Gustavo Cruz e Marco Ávila e teve como foco demonstrar a finalidade da inventariação, metodologia, etapas, dentre outros aspectos. Entre os objetivos da iniciativa, que integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, estão o monitoramento da sustentabilidade local, o diagnóstico participativo e o posicionamento de mercado. “Após a leitura técnica do inventário será possível identificar os riscos e problemáticas do turismo e traçar ações mais eficazes e tendo como base a sustentabilidade”. A coleta dos dados será realizada por meio de uma equipe interdisciplinar formada por professores e alunos da Uesc. Depois de validados pela Secretaria municipal de Turismo, os dados seguem análise da Bahiatursa e em seguida para o Ministério do Turismo.

O secretário de Turismo também participou da apresentação ressaltando a necessidade de cooperação de todos os agentes envolvidos no processo de construção do inventário. “Parcerias com entidades representativas do setor, a exemplo da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) serão fundamentais para o sucesso desta ação”. Também presente ao evento, o empresário Alfredo Landim também defendeu a articulação dos empresários do setor e novas ações voltadas para o levantamento sociocultural, com fins para o turismo, a exemplo da pesquisa realizada pela Bahiatursa durante o São João de Ilhéus.

Também participaram da apresentação a secretária Lidiney Campos (Educação), o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, o empresário e jornalista Hans Schaeppi, os representantes da Bahia Mineração, Sabrina de Branco e Ricardo Ribeiro e o presidente da Atil, Ricardo Miyazato.




Gustavo da Cruz
Professor do DCAC – Departamento de Administração e membro do NTT – Núcleo de Turismo da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
Doutor em Turismo e Sustentabilidade pela ULPGC (Espanha) com linha de atuação em Marketing, Gestão Turística e Desenvolvimento Local
Rod. Ilhéus-Itabuna, Km 16, Salobrinho * CEP 45.662-900 * Ilhéus-Bahia
Fone (73) 3680.5043 e (73) 9191.3635 * Facebook/Twitter: @gusdacruz