quarta-feira, 2 de abril de 2014

2ª edição do Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia: PAU BRASIL

Instituto Cabruca lançou da 2ª edição do Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia

Evento aconteceu durante a Feira de Flores e Chocolate do Sul da Bahia

O Instituto Cabruca  lançou no dia 27 de março, na Fazenda Yrerê, a 2ª edição do Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia, cuja árvore homenageada neste ano será o Pau Brasil. O evento ocorrerá durante a Feira de Flores e Chocolate do Sul da Bahia que aconteceu até o dia 29 de março, oferecendo ao público uma programação bem diversificada: exposição e feira de flores, cursos sobre cacau, chocolate e flores, visita a fazenda de cacau e trilha na Mata Atlântica, além de shows musicais com artistas regionais, entre outras atrações.

O concurso Maiores Árvores da Cabruca tem como objetivos formar produtos ecoturísticos associados a cadeia produtiva do cacau e do chocolate; reconhecer e conservar as maiores árvores da região Sul da Bahia; valorizar o Sistema Agroflorestal Cabruca e a Mata Atlântica no imaginário coletivo da região; além de estimular o turismo rural, premiando os 10 agricultores que possuem os maiores indivíduos arbóreos regionais.

Entre os resultados alcançados pelo concurso, em sua 1ª edição, no ano de 2013 destacam-se: a regularização ambiental das 10 propriedades rurais vencedoras, a formatação do roteiro turístico Caminhos do Engenho Sant'Anna e a consolidação do Projeto “Costurando O Futuro” que permitiram que camisas sustentáveis fossem produzidas por mulheres dos assentamentos Loanda, Terra Vista e Rio Aliança, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das famílias.

A partir do lançamento, as inscrições do concurso estarão abertas na sede e no site do Instituto Cabruca (www.cabruca.org.br) e nos escritórios da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

Feira de Flores e Chocolate do Sul da Bahia

O evento visa oferecer ao público em geral e aos empreendedores, em particular, a oportunidade de realizar negócios e de promover seus produtos em um ambiente rural, apresentando ao publico produtos de altíssima qualidade e estimulando oturismo rural na região.
A feira será realizada pelo Instituto Cabruca em parceria com a Fazenda Yrerê e contará com os patrocínios do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
 fonte: www.cabruca.org.br

III SALÃO BAIANO DE TURISMO DE 08 A 10 DE MAIO DE 2014

Confirmada a realização do III Salão Baiano de Turismo, nos dias 8 a 10 de maio de 2014,  no último dia 24 de março foi realizada reunião de planejamento do evento, estiveram presentes representantes da SETUR Canavieiras e SEMA-UNA, segue relatório enviado por esta última.


Segue os informes sobre o Salão 2014.

Estávamos na reunião eu e Fernando, dia 26/03 em Salvador, onde teve um sorteio dos stands e ficamos com o nº 3 de acordo com a planta em anexo.
Quanto as fotos para plotagem nos stands, serão usadas as do banco de dados da SETUR e só teria espaço para três fotos por zona,logo não teria como atender cada município, elas teriam que representar a região, por isso escolhemos uma do cacau, uma da praia e uma da catedral de Ilhéus.

Cada município poderá levar um grupo cultural, que será feito um sorteio do dia e horário das apresentações, lembrando que os custos são por conta do município e que este ano os grupos não serão remunerados.

Este ano não terá stand comercial pela SETUR e sim pela ABAV.

Terá stans institucionais também por segmento.

Favor encaminhar quem tiver o contato da secretaria de Uruçuca favor encaminhar pois não tenho.

É importante também falar do Curso para Gestores de Turismo que dos oito municípios apenas três estão participando.


 
Favor confirmar recebimento.

Thais Gavazza.
Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Una.
(73) 3236-2021 - Prefeitura
(73) 9998-7795