quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto de Inventáriação Turística e Sustentabilidade Local será apresentado à comunidade

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Bahia Mineração (Bamin) e a Prefeitura de Ilhéus apresentam à comunidade ilheense e convidados o projeto de Inventariação Turística e Sustentabilidade Local que será realizado em Ilhéus, Itacaré e Uruçuca. O evento será nesta segunda-feira (11), às 11 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, com a presença de dirigentes das instituições envolvidas.

Ontem (5), o secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, e os professores da Uesc, Gustavo Cruz e Marco Ávila acertaram os detalhes para a realização do encontro. No evento, os técnicos demonstrarão a finalidade do Projeto de Inventáriação Turística e Sustentabilidade Local, com a apresentação da metodologia empregada no trabalho, bem como demonstrar aos dirigentes de instituições e empresas ligadas ao turismo, a necessidade da cooperação para o sucesso do empreendimento.

Segundo o secretário municipal de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, a inventariação é um dos requisitos do Ministério do Turismo para que os destinos turísticos alcancem competitividade em nível nacional, adaptando assim as diretrizes do Plano Nacional de Turismo para a Copa 2014. “Essa parceria entre a Uesc, a Bamin e o Município foi essencial para concretizarmos esta ação e colocar Ilhéus em evidência no mercado turístico”, revelou.

Na semana passada, Luciane Neri consultora do Ministério de Turismo, realizou um curso de capacitação com a equipe interdisciplinar que vai realizar as atividades de coleta de dados nos municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca. O curso teve como objetivo desenvolver competências técnico-científicas, focalizando a inventariação turística e sustentabilidade local, entre uma equipe de professores e alunos da UESC.



Gustavo da Cruz
Professor do DCAC – Departamento de Administração e membro do NTT – Núcleo de Turismo da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
Doutor em Turismo e Sustentabilidade pela ULPGC (Espanha) com linha de atuação em Marketing, Gestão Turística e Desenvolvimento Local
Rod. Ilhéus-Itabuna, Km 16, Salobrinho * CEP 45.662-900 * Ilhéus-Bahia
Fone (73) 3680.5043 e (73) 9191.3635 * Facebook/Twitter: @gusdacruz

Tradição e tranquilidade marcaram os três dias do Pedrão Brasil


O São Pedro de Pau Brasil que tradicionalmente é realizado no primeiro final de semana do mês de julho, este ano a tradição foi mantida e contou com apoio da Petrobras e recursos da Prefeitura de Pau Brasil.

O Pedrão Brasil teve por objetivos manter a cultura local e nordestina, as tradições populares através das apresentações musicais, a realização de desfiles de quadrilhas, o lazer, o entretenimento, a integração das pessoas, a geração temporária de emprego, renda e a movimentação turística na Costa do Cacau.

O prefeito Antonio Prado que ao longo dos anos vêm contribuindo para manter as tradições paubrasiliense, se sente realizado por saber que todos os barraqueiros conseguirem tirar proveito positivo dos produtos comercializados durante o festejo. “Realizamos o Pau Brasil Folia no mês de abril que foi sucesso em todos os sentidos e agora o nosso São Pedro, o povo vem participando em clima de paz, isso contribui para o sucesso das nossas festas”, declarou Prado.

Para Jeovan da Farmácia (vice-prefeito), “A tranquilidade durante os três dias da festa é o reconhecendo da importância que as festas trazem para a nossa economia e a cultura da nossa gente”. A tranquilidade nas festas em Pau Brasil vem sendo um dos principais atrativos para quem gosta de festa. A satisfação faz com que os visitantes voltem sempre, alguns com os familiares. Durante os dias do Pedrão Brasil (01 a 03) não ocorreu nenhum registro no hospital da cidade ou ocorrência grave no Posto Policial ou Delegacia local.

O São Pedro de Pau Brasil, foi animado pelas atrações Dorgival Dantas, Rancho de Palha, Mulheres Perdidas, Vanoly Cigano, Grupos e Bandas Regionais: Grupo Fascinação, Claudio e Banda D’Lirios, Love City, Groove Gueto, Pagosamba da Bahia, TOP 10 e GIGY da Bahia, além das Quadrilhas Choupana Velha (Pau Brasil) e Fogo na Saia (Camacan).

ASCOM/Prefeitura de Pau Brasil
Foto: Fernando Quá