segunda-feira, 28 de abril de 2014




Aconteceu em Una esse final de semana a Carava Missionária da Esperança, organizado pelas igrejas batista , 3 ônibus com pessoas de várias cidades da região grapiunense estiveram na cidade, e a partir dessa segunda o programa voluntários do sertão atenderá os moradores da cidade com várias especialidades médicas, haverá também eventos culturais em Comandatuba promovido pela SETUR-UNA!!!!
Cerca de 60 relíquias de um dos símbolos religiosos do nordeste estão expostas no museu móvel instalado na Praça Dom Eduardo, até o próximo domingo, dia 27.
 
A Caravana do Meu Padim chegou a Ilhéus na quarta-feira, dia 23, e busca divulgar a vida do Padre Cícero, através de objetos pessoais, vídeos e documentários expostos no museu móvel que está localizado na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. O projeto ficará no município até o domingo, dia 27, e desde o dia 25, quando saiu de Juazeiro do Norte, já passou por locais comoSão Paulo, Aparecida do Norte, Canção Nova, Rio de Janeiro. Salvador a princípio é o próximo destino. 
No museu móvel, é possível encontrar cerca de 60 relíquias do padre, incluindo objetos pessoais, documentos e móveis, a exemplo do título de eleitor, atestado de óbito da mãe, oratório da casa em que residia e artifícios de celebração. A ilheense Ângela Gila comenta sobre a importância da caravana para a população: “é uma contribuição para a formação cultural dos moradores e dos turistas, nos traz maior conhecimento sobre Padre Cícero, uma grande personagem nordestino”.
Segundo o jornalista e coordenador do programa, Marcelo Fraga, o projeto busca ampliar o conhecimento das pessoassobre a história do Padre Cícero. “Nosso objetivo é divulgar Juazeiro do Norte, o Padre Cícero, que independente de ser santo ou não, foi um homem a frente do tempo, tendo em vista que ele falou de economia, meio ambiente, desenvolvimento, industrialização, comércio, e hoje é tido pelos nordestinos como um santo”, informa.
“O Padre Cícero deve ser estudado e conhecido, é esse o nosso objetivo, além de divulgar o turismo religioso que tem em Juazeiro do Norte e ampliar essas fronteiras”, conclui Fraga.
Reabilitação do Padre Cícero - O coordenador informa também que outro objetivo é coletar assinaturas para encaminhar ao Papa Francisco, em Roma, pedindo a reabilitação do Padre Cícero, este que por, conta do envolvimento com a política, foi afastado das funções sacerdotais ainda em vida, o que não impede de ser considerado santo, principalmente devido ao milagre da beata Maria de Araújo em que a hóstia se transformava em sangue em sua boca, o que foi entendido como milagre não reconhecido pela igreja. 
FONTE:http://www.ilheus.ba.gov.br/home/ver.php?n_id=2327&u=/

LOCAL DA REUNIÃO

A REUNIÃO DA CÂMARA DE TURISMO DA COSTA DO CACAU ACONTECERÁ HOJE ÀS 09:00 NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE ILHÉUS !!!
Aleluia Ilhéus, evento que se consolida na Costa do Cacau, mas especificamente em Ilhéus durante a semana santa, quem observou de perto percebeu o excelente trabalho realizado, tudo bem estruturado, todos os setores contemplados, mostrou além do Turismo de Eventos e Negócio , a festa cultural com sua multiplicidade, abre aspas para o trabalho da Filarmônica quem acompanha a atuação de Letto Nicolau no Litoral Sul em pontos de Cultura e no FAEGSUL entende; A Produção Associada ao Turismo também foi contemplada, nos espaços onde estavam agricultores familiares de todo estado, com destaque para os do Norte de Ilhéus da região do Retiro e Adjacências com o Produto Cacau da Terra, bem como a brilhante abertura do evento do II Seminário Floresta de Chocolate organizado peloInstituto Cabruca quem participou do segundo dia viu o auditório floreado com assentamentos da agricultura familiar de Arataca, Itajuipe, entre outros interessados em ouvir e aprender e contribuir mais sobre turismo, cacau cabruca, enfim todos foram contemplados, não podemos esquecer do Turismo Religioso, na última noite como diz a parábola das Bodas de Caná o melhor vinho veio depois, foi o dia com maior público , parabéns Setur Ilhéus Alcides Kruschewsky Crisiane Birschner e demais, parabéns Bahiatursa Weslen MoreiraFernando César , Ferrero, SEBRAE Claudiana Figueiredo, e Ariel Figueroa pela excelente cobertura!!!