quinta-feira, 7 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO COSTA DO CACAU POR FRED SCHIFFER

Costa do Cacau A cidade de Ilhéus - que além de ambientar os romances de Jorge Amado é considerada por seus moradores como a "Princesinha do Sul" - teve seu extenso litoral esmiuçado pelas lentes de Fred Schiffer. Após explorar Cuba, Nova York, Perú, Amazônia, Jalapão, Chapada dos Guimarães e dos Veadeiros, Monte Roraima, o jornalista carioca agora reafirma seu amor pela Bahia e o resultado são as 29 fotografias da exposição “Costa do Cacau”, que será inaugurada no dia 8 de junho, sexta-feira às 17h no Teatro Municipal de Ilhéus. Cerca de 180 km, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras, formam a chamada Costa do Cacau. Reduto de belezas naturais, rios margeados por fazendas de cacau, praias intocadas, vastos coqueirais em meio à Mata Atlântica e densos manguezais. A região encanta pelas paisagens e pela opulência dos anos áureos do chamado “ouro negro”. A arquitetura preserva o casario colonial dos séculos XVIII e XIX, que remonta ao período em que a produção e exportação cacaueira eram a atividade primordial da economia brasileira. A exposição também retrata o imaginário da obra de Jorge Amado – no ano que marca o centenário do nascimento do escritor baiano - ambientada em Ilhéus, principal cidade da Costa. Fred Schiffer possui uma forma singular de recortar o mundo e a delicadeza das imagens reflete a alegria da viagem com a família e expressa o conhecimento sendo adquirido a cada passo dado, a cada rua caminhada, em cada fachada das igrejas e casarões. Fred consegue imprimir em suas fotos a cultura de um lugar, por muitos, ainda desconhecido, onde seu povo e seus hábitos são representados em pequenos detalhes das tarefas do cotidiano. “Seu trabalho fotográfico é belíssimo e mostram um lugar que mesclava o que de bom e ruim havia naquele período referido nas principais obras literárias de papai, lá em Ilhéus”, elogia Paloma, filha de Jorge Amado. A exposição “Costa do Cacau” é uma realização da FS Fotografia&Aventura, com patrocínio do Forte de Copacabana, Universidade Unigranrio, DH Buffet e Fundação Cultural de Ilhéus e apoio da Agência Interativa de Publicidade, VilaSeca Assessoria de Arte, FR Impressões, Printstorm, Polengui , ATIL – Associação de Turismo de Ilhéus e Pousada Rio Mar.
fONTE: ATIL