segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Oficina de Construção do Plano de ATER e do Seminário de Comercialização do Território Litoral Sul

CONVITE



“Planejamento não é fabricação de planos,
mas mudança de mentalidade.”
Arie P. de Geus






O Território Litoral Sul,convoca dois representantes das Instituições que compõe o Colegiado Territorial, para participar da Oficina de Construção do Plano de ATER e do Seminário de Comercialização do Território Litoral Sul, que será realizada no dia 20 de dezembro de 2010, no Centro de Treinamento CEPLAC,localizado na rodovia Ilhéus/Itabuna (quem vier no sentido Itabuna fica localizado no lado direito e quem vier no sentido Ilhéus no lado esquerdo) a partir das 9:00 h.

Desde de já agradecemos a presença de todos.

Atenciosamente,



Articulação Territorial

TERRITÓRIO LITORAL SULPraça Almirante Tamandaré, 27 -1º andar – - Itabuna- BA. Tel- 73-3613-5114territoriolitoralsul@yahoo.com.br

FÓRUM ESTADUAL DE TURISMO EM SALVADOR :10 DE DEZEMBRO


No último dia 10 a Câmara de Turismo da Costa do Cacau esteve presente no Fórum Estadual de Turismo que tem o papel de identificar e discutir os problemas do setor turístico, bem como encaminhar e propor ações, o Fórum, em conformidade com o Ministério do Turismo, instalou oito Câmaras Temáticas, quais sejam: Legislação; Regionalização; Segmentação; Qualificação da Superestrutura; Qualificação profissional; Financiamento e Investimento; e Promoção e Comercialização.
Na abertura o Secretário de Turismo do Estado o Sr. Carlos Tramm fez uma breve explanação acerca do crescimento do país, do crescimento do turismo, falou da importância da Bahia ser um dos 31 destinos que segundo o Jornal New York Times tem que ser visitados. Discorreu também da importância :
· Da parceria com o meio ambiente e a cultura para o melhor desenvolvimento do turismo.
· Do incentivo do Governo Wagner com : decreto de isenção de ICMS à Náutica Turística , para empresas que produzem lancha, barcos etc.
· Temos 1.100Km de costa ser melhor explorado para o turismo náutico
· Da necessidade de melhorias estruturais de píeres, atracadouro, marinas e terminais.
· De que as melhorias estruturais que estão sendo realizadas por conta da Copa de 2014 , tem a prioridade de suprir a necessidade do dia-a-dia do baiano além da Copa.
· Que uma cidade como Salvador que recebe em média 500 mil pessoas para o Carnaval tem plenas condições de receber o público da Copa e realizar uma grande festa afinal o povo baiano é hospitaleiro;
· Da ampliação de vôos internacionais;
· Das estratégias de Governo 3º Salto a partir de 2007 o planejamento turístico com foco em qualidade, inovação e integração econômica com vista a redução de efeitos da sazonalidade e aumento da competitividade.
· Da importância de Lídice da Mata tornar efetiva a Lei Geral do Turismo, e que precisamos aprovar a Lei Estadual do Turismo e a Lei Municipal.
· Dos canais de comunicação que tem facilitado a vida dos turistas como o disqueturismo, da reinauguração do site : http://www.bahia.com.br/ a partir do próximo dia 15, da rádio turismo que funcionará a partir de dezembro e da revista de turismo, pede a todos que alimentem esse canais mandando informações de seus municípios e regiões turísticas.
· Que o turista já tem acesso as informações do turismo a partir das informações no site no seu celular em 3 idiomas sendo um programa totalmente inovador.
· Do valor que foi investido no estado nos últimos 4 anos através do Prodetur: R$ 101.884.708,90
· Das Principais ações realizadas nas zonas turísticas;
· Que o setor de turismo seja mais valorizado pelos Poder Público Municipal e que cabe a sociedade cobrar.
· Dos projetos para 2011.
· De que fazemos a copa todo dia
· Trabalhar no desenvolvimento do turismo rural , mas o turismo rural autêntico.
· Da redução de 4% ICMS no querosene no estimulo a vôos intermunicipais.
· Paulo Afonso já tem vôos diários através da Companhia área NO AR .

A Srª Emília Mª Salvador Silva
Presidente da Bahiatursa

Apresentou o Roteiro Integrado que vai ser trabalho na Copa de 2014 : Bahia, Rio e Amazonas = BRASIL 3, pois muitos turistas vem ao Brasil mas não o conhece de forma integrada. Compondo um roteiro de 12 dias onde o turista passaria 4 em cada estado e vivenciará a natureza, a cultura e a história de forma prática, econômica e temática.
Falou da importância de 3 pilares para o Turismo na Bahia :
· Coogestão com o trade;
· Interiorização;
· Criação de Novos produtos.
Apresentou também o diagnóstico da produção associada ao turismo.
Os representantes das Zonas Turísticas da Bahia fizeram apresentação dos trabalhos realizados nos últimos 4 anos. A Câmara de Turismo da Costa do Cacau apresentou sua nova diretoria e sobre canais de comunicação.

Durante o evento os participantes falaram da importância da realização do Centenário de Jorge Amado em 2012 e do Fórum Social Mundial 2013 .

A assessoria da presidência do Banco do Nordeste (BNB), Soraia Sena solicitou que façamos propostas de projetos ao banco, pois há verba para o setor de turismo.

Durante o evento a Coordenadora Estadual do Gerenciamento Costeiro Maria de Fátima Vinhas de Almeida nos informou sobre 4 cursos de capacitação que ocorrerão no 1º semestre de 2011 com foco no meio ambiente e no turismo em breve disponibilizaremos mais informações.

ASSINATURA DE CONVÊNIO SENAC