segunda-feira, 18 de março de 2013

FORUM ESTADUAL DE TURISMO



Profª Drª Mari Gândara
Presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau
Com o objetivo de socializar informações a Câmara de Turismo da Costa do Cacau coloca à disposição dos leitores os assuntos tratados na 36ª Reunião do Fórum que aconteceu no dia 15/03 em Salvador colaborando assim com os empresários e o poder público na obtenção de indicadores nas suas atuações.
A programação contou em sua pauta com assuntos interessantes como a proposta de um novo formato de trabalho do Fórum, a saber:
·         Fóruns itinerantes regionais;
·         Câmara Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo;
·         Curso de Capacitação para Gestores Públicos Municipais de Turismo;
·         Gestor Governamental da SETUR nas Zonas Turísticas;
·         Retorno das Comissões Temáticas.
Todos os itens foram explanados pelo atual secretário do Fórum, Sr. Júlio Oliveira e serão novamente discutidos e aprovados em um próximo encontro que tem como meta a descentralização da gestão Estadual do Turismo. Vale ressaltar que a Câmara da Costa do Cacau já desenvolve suas reuniões de maneira itinerante visando a descentralização do turismo com foco nas oito cidades que a compõem.
Foi tratada também a 2º Edição do Salão Baiano de Turismo que acontecerá de 10 a 14 de abril no Centro de Convenções de Salvador e todas as informações os leitores poderão acessar o blog da Câmara: turismocacau.blogspot.com
Passada a palavra para as comunicações das Câmaras solicitamos um olhar mais generoso para a Costa do Cacau e reforçamos a construção da rodovia Canavieiras /Belmonte que, aliás, fazemos a mesma solicitação há oito anos, desde que iniciamos a nossa presença no referido Fórum. Apresentamos em slides os caminhos percorridos pelas ações da nossa Câmara e falamos sobre o projeto “Ecomotion” que deverá acontecer na Costa do Cacau em agosto e contemplará cinco cidades da nossa Costa.
Em um ambiente virtual foi instituído o Observatório do Turismo da BA, apresentado pelo Secretário de Turismo do Estado da BA, Sr. Domingos Leonelli. O referido órgão reúne estudos, pesquisas, análises e informações acerca do turismo no Estado, e pretende tornar-se um canal de referência para consulta e divulgação.
Foi entregue a nova classificação de meios de hospedagens apresentando o passo a passo desta adesão e a importância do cadastramento no Ministério do Turismo.
Estiveram presentes a esta reunião representantes das zonas turísticas, prefeitos e secretários municipais de turismo, SEBRAE, SENAC, BNB entre outras instituições ligadas ao interesse do Turismo.