quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bahia ganha fábrica de chocolates finos em Ilhéus

Bahia ganha fábrica de chocolates finos em Ilhéus.Um exemplo do programa do Governo do Estado para a agroindustrialização da Bahia. Assim a Secretaria da Agricultura considera a implantação da Fábrica de Chocolate Itacaré, inaugurada, nesta quarta-feira (27), na Fazenda Berg Frut, em Rio do Engenho, distrito de Ilhéus, no sul do estado.

O secretário Eduardo Salles representou o governador Jaques Wagner e lembrou que “a Bahia é o maior produtor nacional de cacau, premiado em concurso internacional, e a fábrica produzirá “o melhor chocolate do mundo”. De acordo com ele, outras pequenas indústrias de cacau fino devem ser instaladas na região, agregando valor ao produto e gerando emprego e renda.

Os empresários Ruben e Diva Landenberger, proprietários da fábrica, afirmaram que a “a indústria foi montada com o objetivo de produzir chocolates finos, com amêndoas selecionadas, tendo sido implantado na Fazenda Berg Frut um rigoroso sistema de controle de produção, colheita e seleção dos frutos.

A fábrica está implantada num espaço compacto, de 600 metros quadrados, com produção inicial de 200 quilos/dia de chocolate. Mas a previsão é de ampliar a produção para mil quilos/dia. A indústria gera 50 empregos diretos e pelo menos 150 indiretos.

Salão do Chocolate

O secretário disse que a Bahia já entrou no roteiro internacional do chocolate. Em julho de 2012 o estado promoverá a versão baiana do Salon du chocolat, que é realizado em Paris, Nova York, Tóquio, Pequim, Moscou e Xangai. O evento será muito especial e com diferencial aos demais realizados em vários países porque fará parte da programação, um fórum fechado, reunindo os maiores chocolateiros do mundo e visitas a fazendas de cacau.

Lembrando que Ilhéus continua sendo o maior município produtor de cacau da Bahia, com 60 mil hectares plantados, o presidente da Associação de Produtores de Cacau da Bahia (APC), Henrique Almeida, afirmou que a qualidade do cacau e do chocolate baiano será mostrada no 3º Festival de Chocolate de Ilhéus, em julho deste ano. Para ele, a inauguração da Fábrica de Chocolate Itacaré representa um passo importante na verticalização da cadeia produtiva do cacau.

Outras fábricas

No município de Ibicaraí, a fábrica de chocolate inaugurada em dezembro do ano passado, está funcionando em regime de cooperativa e beneficiando mais de 300 famílias de pequenos produtores do município e de cidades como Coaraci, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Floresta Azul. É a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, construída pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). Segundo o secretário da Agricultura, os chocolates finos Itacaré e os produzidos na primeira fábrica Ibicaraí poderão ser comercializados por intermédio da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal).

Em Salvador, no bairro de Pirajá, a fábrica Amma Chocolates, inaugurada no início deste ano, já alcançou o mercado nacional, com os chocolates finos sendo degustados pelos passageiros da classe executiva de uma companhia de aviação. Seu proprietário, o empresário Diego Badaró, esteve na China divulgando o produto e a qualidade do cacau da Bahia.

Fazenda Berg Frut http://fazendabergfrutbahia.blogspot.com/

fonte:http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2011/04/27/bahia-ganha-fabrica-de-chocolates-finos-em-ilheus