segunda-feira, 27 de junho de 2011

REUNIÃO DO PROJETO DE TURISMO DA COSTA DO CACAU : 04 DE JULHO

Convocamos a todos os membros do comitê Gestor do Projeto de Turismo da Costa do Cacau para reunião a ser realizada dia 04.07, às 14 h, no auditório do Sebrae Ilhéus.

Pauta:
Definição das ações - Ago a out/2011

Atenciosamente,

Claudiana Figueiredo

ILHÉUS 477 ANOS : 28 DE JUNHO

Histórico
Carta Régia de 25 de abril de 1534, confirmada pelo Foral de 26 de agosto do mesmo ano, de D. João III, institui a Capitania de Ilhéus, com 50 léguas de costa e a "mesma largura pelo sertão e terra firme a dentro". Sua sede se localiza na foz do rio Cachoeira, onde as primeiras edificações se erguem no morro de São Sebastião e se espraiam, mais tarde, pelas baixadas de Cachoeira, Itaípe e Itacaucera, até atingirem a lagoa de Itaípe, bem ao norte.
A vila de São Jorge de Ilhéus sofre ataques constantes dos aborígenes, havendo ainda divergências entre os próprios colonos. Em 1552, inicia-se a catequese dos íncolas com a chegada do Padre Nóbrega .
A Lucas Giraldes, se deve, anos depois, a construção dos 8 primeiros engenhos de açúcar. Em fins do século XVI, Ilhéus sofre ataque de corsários, repelidos pelos nativos e, em 1638, assediam os holandeses a Vila, a mando de Nassau, sendo igualmente repelidos. Nestes episódios, destaca-se a figura de Antônio Fernandes, o "Catuçadas". Em 1723 os jesuítas constróem uma igreja e um colégio.
Criada a Comarca de Ilhéus, torna-se a Vila sua sede, em 1760. Onze anos depois, fazem-se os primeiros estudos para a construção da ferrovia Ilhéus-Conquista. Mais 5 anos e inaugura-se o Serviço de Telégrafo e a primeira Estação Arrecadadora da Província
Em 1835 o homem introduz ali profunda modificação na paisagem com a abertura de um canal ligando as águas do Itaípe às do Fundão, obra que esteve a cargo de um notável engenheiro, Przswodowsky, contratado pelo governo imperial para aquele fim. O objetivo prático da ligação resumia-se em contornar a barra impraticável do Itaípe, o qual, depois de correr na direção norte-sul paralelamente ao litoral, despeja as suas águas a 6 quilômetros ao norte de Ilhéus. Daí por diante toda a produção da próspera várzea poderia ser diretamente levada a Ilhéus. A segunda grande modificação foi o desvio ulterior de parte das águas do Fundão, através de outro canal, para a entrada do estuário, em conseqüência do que veio Ilhéus a perder o seu caráter continental.
A 28 de junho de 1881, o Conselheiro João Lustosa da Cunha Paranaguá sancionou a Lei provincial n.° 2.187, que deu a Ilhéus a categoria de Cidade ainda sob a denominação de São Jorge de Ilhéus.
Gentílico: ilheense
Formação Administrativa
Elevada à categoria de vila com a denominação de Ilhéus, em 1535.
Distrito criado com a denominação de Ilhéus, em 1556 e por lei estadual nº 905, de 06-11¬1912.
Elevada à condição de cidade e sede do município com a denominação de Ilhéus, pela lei provincial nº 2187 de 28-06-1881. Instalada em 14-08-1881.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral I-IX-1920, o município é constituído de 2 distritos: Ilhéus e Banco do Pedro.
Pelo decreto estadual nº 8678, de 13-10-1933, são criados os seguintes distritos: Água Preta, Aritaguá, Banco Central, Cachoeira de Itabuna, Castelo Novo, Limoeiro, Itacaré, Itapitanga, Japú, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Rio do Braço e União Queimada. Todos anexado ao município de Ilhéus.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 15 distritos:Ilhéus, Água Preta, Aritaguá, Banco Central, Cachoeira de Itabuna, Castelo Novo, Itacaré, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Rio do Braço e União Queimada. Não figurando o distrito de Banco do Pedro.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Cachoeira de Itabuna passou a denominar-se Primavera, Limoeiro a denominar-se Morro Redondo e Itacaré a denominar-se Guarací.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 16distritos: Ilhéus, Água Preta, Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Guaraci ex-Itacaré, Itapitanga, Japu, Morro Redondo ex-Limoeiro, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Primavera ex-Cachoeira de Itabuna, Rio do Braço e União Queimada.
Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto-lei estadual nº 12978de 01-06-1944, o distrito de Água Preta passou a denominar-se Uruçuca, Primavera a denominar-se Banco da Vitória, Morro Redondo a denominar-se Barro Preto, Pirangi a denominar-se Itajuípe, Pontal a denominar-se Pontal dos Ilhéus e Guarací a denominar-se Coaraci.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 16 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória ex-Primavera, Barro Preto ex-Morro Redondo, Castelo Novo, Coaraci ex-Guaraci, Itajuípe ex-Pirangi, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira, Pontal de Ilhéusex-Pontal, Rio do Braço, União Queimada e Urucuça ex-Água Preta.
Pela lei estadual nº 507, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus os distritos de Itajuípe e Barro Preto, para formar o novo município de Itajuípe.
Pela lei estadual nº 515, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus o distrito de Coaraci. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 516, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus o distrito de Uruçuca. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Coutos ex-povoado com terras desmembradas do distrito de Pontal e anexado ao município de Ilhéus. Sob a mesma lei é criado o distrito de Inema ex-povoado, com terras desmembrada do distrito de Pimenteiras e anexado ao município de Ilhéus, sendo extinto o distrito de Pontal dos Ilhéus e seu território anexado ao distrito sede do município de Ilhéus e ainda foi transferido o distrito de Bandeira do Almada ex-União Queimada do município de Ilhéus para o de Itajuípe.
Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 12 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.
Pela lei estadual nº 1359, de 21-12-1960, desmembra do município de Ihéus o distrito de Itapitanga. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 11 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Pela lei estadual nº 4050, de 14-05-1982, é criado o distrito de Sambaituba ex-povoado e anexado ao município de Ilhéus.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 12 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira, Rio do Braço e Sambaituba.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 10 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Ilhéus - BA

População 2010 184.236
Área da unidade territorial (Km²) 1.760,004
Densidade demográfica (hab/Km²) 104,68
Código do Município 291360

PALESTRA SEBRAE MAIS :06/07

Dia 06/07 (quarta-feira), estaremos realizando em Ilhéus (convite abaixo), no Salão Nobre da Associação Comercial de Ilhéus, às 18:30, uma palestra sobre SEBRAE MAIS - Programa Sebrae Mais para Empresas Avançadas.
Trata-se de um conjunto de soluções diferenciadas de modernização dos negócios; soluções práticas de aplicação imediata com consultorias personalizadas.
Participe! A participação do segmento de turismo na referida palestra definirá a possibilidade de realização do Programa dirigido ao segmento.

Os interessados deverão encaminhar a Ficha de Inscrição anexa para o e-mail: claudiana.figueiredo_sebrae@hotmail.com


Segue temáticas do programa SEBRAE MAIS:



Empretec

O Empretec é um seminário elaborado pela ONU - Organização das Nações Unidas, que identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor.



Gestão Financeira - do controle à decisão:

É uma solução semi-presencial que utiliza a Internet para interação com o consultor durante o processo de capacitação, realizado na própria empresa. Entre os temas tratados estão controles financeiros, capital de giro, liquidez, indicadores de desempenho e planejamento orçamentário. A aprendizagem é baseada na prática, de modo que os participantes sejam capazes de:
Analisar os aspectos fundamentais da gestão financeira, para melhorar o processo de tomada de decisões;
Desenvolver na empresa uma Gestão Financeira eficiente e eficaz; e
Predispor-se a investir em sua formação técnica e científica, a ter uma atitude de reflexão em todas as ações.



Encontros Empresariais

Promover troca de experiências entre empresários do mesmo ou de diferentes setores, compartilhando soluções já testadas e ampliando a rede de contatos e oportunidades.



Estratégias Empresariais

Estratégia dá direção, foco e agilidade à sua empresa. Nesta solução você irá analisar o ambiente empresarial, identificando pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças para a elaboração de um plano de ação estratégico e sua implementação imediata na empresa.


Gestão da Inovação, Inovar para Competir
Inovação não é só tecnologia, e sim, uma nova forma de gerir o negócio: fazendo diferente e agregando mais valor.

Desde a implementação de novas práticas de gestão e de marketing, até um novo produto, serviço ou processo. A inovação é fundamental para tornar sua empresa mais competitiva e para evoluir no mercado.



Planejando para Internacionalizar

Prepare a sua empresa para consquistar novos mercados e atentar-se para a concorrência externa no mercado doméstico.

Você irá compreender o processo de negociação e os procedimentos necessários para elaborar um plano inicial de internacionalização, avaliando inclusive sua capacidade de atuação no mercado internacional.