

A Câmara de Turismo da Costa do Cacau, instância de governança regional:Santa Luzia, Canavieiras, Una, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré Itabuna e Pau Brasil. PRESIDENTE - FERNANDO VOLPI VICE-PRESIDENTE - THAIS GAVAZZA SEC. EXECUTIVA : KARLLA COSTA TESOUREIRO: MARCOS ALVES- KIKO CNPJ: 10.538850/0001-00 ENDEREÇO : CAIXA POSTAL 51 CANAVIEIRAS -BA CEP: 45860-000 email:camaraturismocostacacau8@hotmail.com PERIODICIDADE : REUNIÕES ITINERANTES A CADA 2 MESES http://issuu.com/camaradeturismocacau
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
FÓRUM REGIONAL DA COPA 2014: EDIÇÃO ESPECIAL EM SALVADOR DIA 7 DE FEVEREIRO

Prezados, É com um imenso prazer que venho através desse e-mail convidá-los para participar do primeiro evento do ano em Salvador sobre a Copa do mundo. O Fórum Regional Copa Bahia 2014 - Edição Especial, acontecerá em Salvador, no dia 07 de fevereiro de 2012, com foco nas cidades pré selecionadas a Centro de Treinamento de Seleções - CTS (Base Camp) e indutoras do turismo, abrangendo as cidades: Camaçari, Lauro de Freitas, Mata de São João, Barreiras, Feira de Santana, Itaparica, Jequié, Lençóis, Alagoinhas , Porto Seguro, Ilhéus, Vera Cruz, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde, cidades pré-eleitas a team base camps. Cidades convidadas como indutoras do turismo: Lauro de Freitas, Simões Filho, Valença, Itacaré, Juazeiro, Cairu - Morro de São Paulo, Santo Antonio de Jesus, Cachoeira e Prado.Confiram a programação em anexo. O gerente de competições da FIFA no Brasil e o gerente de eventos do escritório de acomodações da FIFA vão estar lá, e você? inscrições limitadíssimas através do link http://www1.saude.ba.gov.br/limesurvey/index.php?sid=79864&newtest=Y&lang=pt-BR
Compartilhem com seus contatos!Atenciosamente, Mariana LimaConsultora SEBRAE 2014
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
26 de JANEIRO : ANIVERSÁRIO DE ITACARÉ


Itacaré Bahia - BA
A cidade de Itacaré teve origem numa aldeia de índios, onde o insigne padre jesuíta, Luís da Grã, erigiu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando a povoação com
o topônimo São Miguel da Barra do Rio das Contas. Em 1718, o arcebispo primaz, Dom Sebastião Monteiro da Vide, elevou aquela capela à categoria de freguesia, com a mesma denominação.
Em 1732, a povoação de São Miguel da Barra do Rio das Contas foi elevada à categoria de vila e a município, em 27 de janeiro, por ordem de D. Ana Maria Ataíde e Castro, condessa de Resende e donatária da capitania de Ilhéus, à qual pertenciam as terras de Itacaré.
Gentílico: itacareense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Barra do Rio de Contas, em 1718.
Elevada à categoria de vila com a denominação de Barra do Rio de Contas, em 27¬01-1732. Sede na antiga povoação de Barra do Rio de Contas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 2 distritos: Barra do Rio de Contas e Faisqueira.
Pelos decretos estaduais nºs 7455, de 23-06-1931 e 7479, de 08-07-1931, transfere a sede de Barra do Rio de Contas para a povoação de Itapira, tomando esta denominação.
Pelo decreto estadual nº 7850, de 16-12-1931, a sede do município do distrito de Itapira para o de Itacaré.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Itacaré e Catulé. Não figurando o distrito de Faisqueira.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Itacaré, Coronel Soares e São Miguel. Não figurando o distrito de Catulé.
Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de São Miguel passou a denominar-se Itaipava e o de Coronel Soares a denominar-se Poço Central.
Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto-lei estadual nº 12.978, o distrito de Itaipava passou a denominar-se Poiri.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Itacaré, Itaipava e Poço Central.
Em divisão territorial datada 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Itacaré, Poço Central e Poiri ex-Itaipava.
Pela lei estadual nº 628, de 301-2-1953, é criado o distrito de Lage do Banco ex¬povoado, criado com terras desmembrada do distrito de Poiri e anexado ao município de Itacaré. Sob o mesma lei é criado o distrito de Taboquinhas ex-povoado e anexado ao município de Itacaré.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Itacaré, Laje do Banco, Poço Central, Poiri e Taboquinhas
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Pela lei estadual nº 1579, de 15-12-1961, desmembra do município de Itacaré os distritos de Poiri, Laje do Branco e Poço Central, para formar o novo município com a denominação de Aurelino Leal ex-Poiri.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Itacaré e Taboquinhas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Fotos: SETUR/Itacaré
A cidade de Itacaré teve origem numa aldeia de índios, onde o insigne padre jesuíta, Luís da Grã, erigiu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando a povoação com
o topônimo São Miguel da Barra do Rio das Contas. Em 1718, o arcebispo primaz, Dom Sebastião Monteiro da Vide, elevou aquela capela à categoria de freguesia, com a mesma denominação.
Em 1732, a povoação de São Miguel da Barra do Rio das Contas foi elevada à categoria de vila e a município, em 27 de janeiro, por ordem de D. Ana Maria Ataíde e Castro, condessa de Resende e donatária da capitania de Ilhéus, à qual pertenciam as terras de Itacaré.
Gentílico: itacareense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Barra do Rio de Contas, em 1718.
Elevada à categoria de vila com a denominação de Barra do Rio de Contas, em 27¬01-1732. Sede na antiga povoação de Barra do Rio de Contas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 2 distritos: Barra do Rio de Contas e Faisqueira.
Pelos decretos estaduais nºs 7455, de 23-06-1931 e 7479, de 08-07-1931, transfere a sede de Barra do Rio de Contas para a povoação de Itapira, tomando esta denominação.
Pelo decreto estadual nº 7850, de 16-12-1931, a sede do município do distrito de Itapira para o de Itacaré.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Itacaré e Catulé. Não figurando o distrito de Faisqueira.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Itacaré, Coronel Soares e São Miguel. Não figurando o distrito de Catulé.
Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de São Miguel passou a denominar-se Itaipava e o de Coronel Soares a denominar-se Poço Central.
Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto-lei estadual nº 12.978, o distrito de Itaipava passou a denominar-se Poiri.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Itacaré, Itaipava e Poço Central.
Em divisão territorial datada 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Itacaré, Poço Central e Poiri ex-Itaipava.
Pela lei estadual nº 628, de 301-2-1953, é criado o distrito de Lage do Banco ex¬povoado, criado com terras desmembrada do distrito de Poiri e anexado ao município de Itacaré. Sob o mesma lei é criado o distrito de Taboquinhas ex-povoado e anexado ao município de Itacaré.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Itacaré, Laje do Banco, Poço Central, Poiri e Taboquinhas
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Pela lei estadual nº 1579, de 15-12-1961, desmembra do município de Itacaré os distritos de Poiri, Laje do Branco e Poço Central, para formar o novo município com a denominação de Aurelino Leal ex-Poiri.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Itacaré e Taboquinhas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Fotos: SETUR/Itacaré
ATA DE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DO I SALÃO BAIANO DE TURISMO

Ás 9h30min, o Diretor Weslen Moreira fez a abertura da Reunião de Planejamento do I Salão Baiano de Turismo, estavam presentes representantes de 09 Zonas Turísticas:
1. Baia de Todos os Santos
• Câmara de Turismo: Mariana Lacerda Barbosa Filho
• Vera Cruz: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo - Debora Maciel Chaves de Almeida;
• Itaparica: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo – Aline de Hora Barboza
• Itparica – Ilha de Negócios de Turismo – IINT Walter López Correira;
• SETUR – Forum Estadual de Turismo – Thais Fernanda Maia Lopes;
• Salvador/SALTUR:
2. Caminhos do Oeste
• Bom Jesus da Lapa: Prefeitura Municipal/Secretária de Turismo Roberta de Andrade Neves
• Barreiras: PM/Secretário de Turismo Carlos Costa
• São Desiderio: PM/Secretário de Turismo e Câmara de Turismo -Demosthenes da Silva Junior
• Santa Maria da Vitória: PM/ Secretário de Turismo - Moacir Gomes de Oliveira
• Barra: PM Secretário de Turismo - Francisco Xavier Oliveira
3. Caminhos do Sudoeste:
• Iguai: PM/Secretário de Turismo - Nelo Ferraz;
• Vitoria da Conquista: PM/Secretário de Turismo - Gildeson Felicio de Jesus
4. Chapada Diamantina Municipio
• Mucugê: PM/Secretário de Turismo Angela Pina e Euvaldo Riberio Junior,
• Gentio do Ouro:PM /Secretário de Turismo Carlos Roberto de Araujo e Henry Alves do Nascimento;
• Miguel Calmon: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo - Miriam Mota Valois;
• Jagaurari: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo - José Crescêncio da Cruz;
• Rio de Contas: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo - Gilcarlos Mauricio Oliveira Dantas;
• SEBRAE – Magno Calazans Trindade.
5. Caminhos do Sertão
• Feira de Santana: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo Carlos Rodolfo Andrade;
• Conselho Regional de Turismo: Jose Getulio de Araujo Andrade (;
• Itapicuru: : Prefeitura Municipal/Secretária de Turismo -Adriana Lopes Sturaro.
6. Costa do Cacau
• Una: Prefeitura Municipal e Câmara de Turismo: Karlla Miranda da Costa
7. Vale do São Francisco
• Remanso: Prefeirtura Municipal/Secretário: Pedro Alves da Costa
8. Costa dos Coqueiros
• Lauro de Freitas: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo – Célia Régia F. Oliveira e André Luis de Souza;
• Jandaira: Prefeitura Municipal/Secretário de Turismo – Carlos Pitta;
9. Caminhos do Jiquiriçá
• Santo Antônio de Jesus: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo Michele Lago e Vilma Leide Silva.
• Além dos representantes do SEBRAE, José Élio de Souza e BNB, Soraya Sena de Oliveira.
Logo após, a Chefe do DEPLAM, Isabela Casales, apresentou o projeto do I Salão Baiano de Turismo e planta dos estandes. Foram esclarecidas dúvidas quanto a localização, tamanho de cada estande.
Foi apresentado também pelo DEPLAM a estratégia da Feira dos Municípios em parceria com as Voluntárias Sociais e UPB.
O SEBRAE respondeu questionamentos sobre a Rodada de Negócios e a dinâmica de agendamento dos encontros.
Às 11h30min foi dado intervalo para servir “brunch” aos convidados.
Às 12h foi retomada a Reunião para o sorteio dos estandes no I Salão Baiano de Turismo. Ficando a localização assim de acordo com a planta:
Zona Turistica Estande
Costa do Descobrimento 01
Lagos e Canyons 02
Costa do Cacau 03
Caminhos do Sudoeste 04
Baía de Todos os Santos 05
Vale do Jiquiriçá 06
Caminhos do Sertão 07
Chapada Diamantina 08
Caminhos do Oeste 09
Costa dos Coqueiros 10
Costa do Dendê 11
Costa das Baleias 12
Vale do São Francisco 13
O Diretor Weslen Moreira, ao fim do sorteio sugeriu que fosse nomeado um Interlocutor por cada Zona Turística, responsável pelas informações solicitadas pelo DEPLAM.
1. Costa do Descobrimento
2. Lagos e Canyons do São Francisco
3. Costa do Cacau (resp. Karla Miranda)
4. Caminhos do Sudoeste (resp. Nelo Ferrari)
5. Baía de Todos-os-Santos (resp. Mariana)
6. Caminhos do Jiquiriçá (resp. Michele)
7. Caminhos do Sertão (resp. Adriana)
8. Chapada Diamantina (resp. Euvaldo e Carlos)
9. Caminhos do Oeste (resp. Xavier)
10. Costa dos Coqueiros (resp. Célia e Pitta)
11. Costa do Dendê
12. Costa das Baleias
13. Vale do São Francisco (resp. Paulo)
Foram apresentadas sugestões de imagens das 09 Zonas Turísticas presentes na Reunião. Em seguida foi debatido o conteúdo das imagens/temas que melhor representem cada Zona Turística. O prazo final para entrega/alteração das imagens ao DEPLAM é de 25/01/2012.
Foram sugeridos temas para a escolha das fotografias que serão lançadas nos stands das zonas turísticas pelos próprios integrantes das Câmaras Turísticas, conforme informações abaixo:
1. Costa do Descobrimento – a definir
2. Lagos e Canyons do São Francisco – a definir
3. Costa do Cacau – uma foto de cada município
4. Caminhos do Sudoeste – Cristo / Cachoeiras / Turismo de Negócio
5. Baía de Todos-os-Santos – Saveiro / Festa da Boa Morte / Elevador Lacerda c/Mercado Modelo / Mascarado Maragogipe
6. Caminhos do Jiquiriçá – Turismo Rural / Turismo de Negócio / São João / Turismo de Aventura (Asa Delta)
7. Caminhos do Sertão - Monte Santo / Museu do Parque do Saber / Museu do Nordeste (Casa do Barão) / Caminho das Águas Termas / Canudos / Gastronomia (Carne do Sol) / São João / Vaqueiro
8. Chapada Diamantina – Cemitério Bizantino / Morro do Pai Inácio / Lagoa Azul / Corpus Christi/ Poço Encantado / Pinturas Rupestres
9. Caminhos do Oeste – Festa Bom Jesus da Lapa / Corredeiras/ Cachoeira Acaba Vida
10. Costa dos Coqueiros – Vila Praia do Forte / Castelo Garcia D´Avila / Mangue Seco / Projeto Tamar (Tartaruga) / Resorts / Massarandupió / Observação de Baleia Jubarte
11. Costa do Dendê – Cachoeira Pancada Grande / Morro de São Paulo / Pedra Furada / Baía de Camamu
12. Costa das Baleias – a definir
13. Vale do São Francisco – Carranca/ Uva / Vinícola
Em seguida, o Diretor Weslen Moreira convocou a todos presentes a darem sugestões de temas para realização de palestras no auditório de 60 lugares no Núcleo do Conhecimento. Estes temas serão apresentados ao Sr. Secretário Domingos Leonelli para avaliação. Segue abaixo:
Roteiros da Bahia como estratégia de promoção em nosso Estado;
A importância da iniciativa privada nos novos produtos;
Acessibilidade do Turismo;
Turismo e Infra-estrutura (Mesa redonda Secretários de Estado e Municípios);
Informações Turísticas – Postos e SAT’s;
Lançamento Oficial do GeoTurismo (SETUR);
Cadastur;
Produção Associada ao Turismo em nosso Estado.
Foi discutido o espaço para apresentação das Manifestações Culturais. Cada interlocutor deverá apresentar APENAS 01 opção que melhor represente sua zona turística até o dia 25/01/2012.
Antes de finalizar a Reunião, o Diretor Weslen Moreira agradeceu a participação de todos os presentes das 09 zonas turísticas, do SEBRAE e BNB e o compromentimento de cada um. A equipe da Regionalização também foi parabenizada pela mobilização junto as Câmaras Técnicas.
O Diretor também pediu apoio na mobilização para os encontros nos municípios que acontecerão com a participação das Diretorias para tratar do I Salão Baiano de Turismo, ainda sem data marcada.
A reunião acabou às 14h30min.
Equipe de Regionalização /Diretoria de Serviços Turísticos
1. Baia de Todos os Santos
• Câmara de Turismo: Mariana Lacerda Barbosa Filho
• Vera Cruz: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo - Debora Maciel Chaves de Almeida;
• Itaparica: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo – Aline de Hora Barboza
• Itparica – Ilha de Negócios de Turismo – IINT Walter López Correira;
• SETUR – Forum Estadual de Turismo – Thais Fernanda Maia Lopes;
• Salvador/SALTUR:
2. Caminhos do Oeste
• Bom Jesus da Lapa: Prefeitura Municipal/Secretária de Turismo Roberta de Andrade Neves
• Barreiras: PM/Secretário de Turismo Carlos Costa
• São Desiderio: PM/Secretário de Turismo e Câmara de Turismo -Demosthenes da Silva Junior
• Santa Maria da Vitória: PM/ Secretário de Turismo - Moacir Gomes de Oliveira
• Barra: PM Secretário de Turismo - Francisco Xavier Oliveira
3. Caminhos do Sudoeste:
• Iguai: PM/Secretário de Turismo - Nelo Ferraz;
• Vitoria da Conquista: PM/Secretário de Turismo - Gildeson Felicio de Jesus
4. Chapada Diamantina Municipio
• Mucugê: PM/Secretário de Turismo Angela Pina e Euvaldo Riberio Junior,
• Gentio do Ouro:PM /Secretário de Turismo Carlos Roberto de Araujo e Henry Alves do Nascimento;
• Miguel Calmon: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo - Miriam Mota Valois;
• Jagaurari: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo - José Crescêncio da Cruz;
• Rio de Contas: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo - Gilcarlos Mauricio Oliveira Dantas;
• SEBRAE – Magno Calazans Trindade.
5. Caminhos do Sertão
• Feira de Santana: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo Carlos Rodolfo Andrade;
• Conselho Regional de Turismo: Jose Getulio de Araujo Andrade (;
• Itapicuru: : Prefeitura Municipal/Secretária de Turismo -Adriana Lopes Sturaro.
6. Costa do Cacau
• Una: Prefeitura Municipal e Câmara de Turismo: Karlla Miranda da Costa
7. Vale do São Francisco
• Remanso: Prefeirtura Municipal/Secretário: Pedro Alves da Costa
8. Costa dos Coqueiros
• Lauro de Freitas: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo – Célia Régia F. Oliveira e André Luis de Souza;
• Jandaira: Prefeitura Municipal/Secretário de Turismo – Carlos Pitta;
9. Caminhos do Jiquiriçá
• Santo Antônio de Jesus: Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo Michele Lago e Vilma Leide Silva.
• Além dos representantes do SEBRAE, José Élio de Souza e BNB, Soraya Sena de Oliveira.
Logo após, a Chefe do DEPLAM, Isabela Casales, apresentou o projeto do I Salão Baiano de Turismo e planta dos estandes. Foram esclarecidas dúvidas quanto a localização, tamanho de cada estande.
Foi apresentado também pelo DEPLAM a estratégia da Feira dos Municípios em parceria com as Voluntárias Sociais e UPB.
O SEBRAE respondeu questionamentos sobre a Rodada de Negócios e a dinâmica de agendamento dos encontros.
Às 11h30min foi dado intervalo para servir “brunch” aos convidados.
Às 12h foi retomada a Reunião para o sorteio dos estandes no I Salão Baiano de Turismo. Ficando a localização assim de acordo com a planta:
Zona Turistica Estande
Costa do Descobrimento 01
Lagos e Canyons 02
Costa do Cacau 03
Caminhos do Sudoeste 04
Baía de Todos os Santos 05
Vale do Jiquiriçá 06
Caminhos do Sertão 07
Chapada Diamantina 08
Caminhos do Oeste 09
Costa dos Coqueiros 10
Costa do Dendê 11
Costa das Baleias 12
Vale do São Francisco 13
O Diretor Weslen Moreira, ao fim do sorteio sugeriu que fosse nomeado um Interlocutor por cada Zona Turística, responsável pelas informações solicitadas pelo DEPLAM.
1. Costa do Descobrimento
2. Lagos e Canyons do São Francisco
3. Costa do Cacau (resp. Karla Miranda)
4. Caminhos do Sudoeste (resp. Nelo Ferrari)
5. Baía de Todos-os-Santos (resp. Mariana)
6. Caminhos do Jiquiriçá (resp. Michele)
7. Caminhos do Sertão (resp. Adriana)
8. Chapada Diamantina (resp. Euvaldo e Carlos)
9. Caminhos do Oeste (resp. Xavier)
10. Costa dos Coqueiros (resp. Célia e Pitta)
11. Costa do Dendê
12. Costa das Baleias
13. Vale do São Francisco (resp. Paulo)
Foram apresentadas sugestões de imagens das 09 Zonas Turísticas presentes na Reunião. Em seguida foi debatido o conteúdo das imagens/temas que melhor representem cada Zona Turística. O prazo final para entrega/alteração das imagens ao DEPLAM é de 25/01/2012.
Foram sugeridos temas para a escolha das fotografias que serão lançadas nos stands das zonas turísticas pelos próprios integrantes das Câmaras Turísticas, conforme informações abaixo:
1. Costa do Descobrimento – a definir
2. Lagos e Canyons do São Francisco – a definir
3. Costa do Cacau – uma foto de cada município
4. Caminhos do Sudoeste – Cristo / Cachoeiras / Turismo de Negócio
5. Baía de Todos-os-Santos – Saveiro / Festa da Boa Morte / Elevador Lacerda c/Mercado Modelo / Mascarado Maragogipe
6. Caminhos do Jiquiriçá – Turismo Rural / Turismo de Negócio / São João / Turismo de Aventura (Asa Delta)
7. Caminhos do Sertão - Monte Santo / Museu do Parque do Saber / Museu do Nordeste (Casa do Barão) / Caminho das Águas Termas / Canudos / Gastronomia (Carne do Sol) / São João / Vaqueiro
8. Chapada Diamantina – Cemitério Bizantino / Morro do Pai Inácio / Lagoa Azul / Corpus Christi/ Poço Encantado / Pinturas Rupestres
9. Caminhos do Oeste – Festa Bom Jesus da Lapa / Corredeiras/ Cachoeira Acaba Vida
10. Costa dos Coqueiros – Vila Praia do Forte / Castelo Garcia D´Avila / Mangue Seco / Projeto Tamar (Tartaruga) / Resorts / Massarandupió / Observação de Baleia Jubarte
11. Costa do Dendê – Cachoeira Pancada Grande / Morro de São Paulo / Pedra Furada / Baía de Camamu
12. Costa das Baleias – a definir
13. Vale do São Francisco – Carranca/ Uva / Vinícola
Em seguida, o Diretor Weslen Moreira convocou a todos presentes a darem sugestões de temas para realização de palestras no auditório de 60 lugares no Núcleo do Conhecimento. Estes temas serão apresentados ao Sr. Secretário Domingos Leonelli para avaliação. Segue abaixo:
Roteiros da Bahia como estratégia de promoção em nosso Estado;
A importância da iniciativa privada nos novos produtos;
Acessibilidade do Turismo;
Turismo e Infra-estrutura (Mesa redonda Secretários de Estado e Municípios);
Informações Turísticas – Postos e SAT’s;
Lançamento Oficial do GeoTurismo (SETUR);
Cadastur;
Produção Associada ao Turismo em nosso Estado.
Foi discutido o espaço para apresentação das Manifestações Culturais. Cada interlocutor deverá apresentar APENAS 01 opção que melhor represente sua zona turística até o dia 25/01/2012.
Antes de finalizar a Reunião, o Diretor Weslen Moreira agradeceu a participação de todos os presentes das 09 zonas turísticas, do SEBRAE e BNB e o compromentimento de cada um. A equipe da Regionalização também foi parabenizada pela mobilização junto as Câmaras Técnicas.
O Diretor também pediu apoio na mobilização para os encontros nos municípios que acontecerão com a participação das Diretorias para tratar do I Salão Baiano de Turismo, ainda sem data marcada.
A reunião acabou às 14h30min.
Equipe de Regionalização /Diretoria de Serviços Turísticos
sábado, 21 de janeiro de 2012
RESULTADOS REUNIÃO DE PLANEJAMENTO : I SALÃO DE TURISMO DA BAHIA
No último dia 19 de janeiro aconteceu reunião de planejamento do Salão de Turismo da Bahia que acontecerá nos dias 15 a 18 de março de 2012 em Salvador no Parque de Exposições, ficando decido que os municípios poderão participar de 3 formas do evento : stand institucional representando a zona turística, no nosso caso a Costa do Cacau onde houve um sorteio e ficamos com o stand 3 no haverá 9 fotos que caracterizem o destino em que cada representante de uma cidade(8) da costa , e vocês serão responsáveis por enviar as fotos cendendo direito de uso de imagem a Bahiatursa sendo : 1 foto que será exibida em tamanho maior : que ficou sugerido ser um cacau na mata atlântica, 1 foto de ilhéus que represente jorge amado, 1 foto de Itacaré com Turismo de Aventura, 1 foto de Una(Ecoparque), 1 foto de Uruçuca ( decidir que imagem qquer passar se de fazenda de cacau ou serra grande), 1 foto de canavieiras, 1 foto do vale das cascatas de Pau Brasil e 1 Foto da Gruta do Lapão de Santa Luzia, 1 Foto de Itabuna Turismo de Negócios, todas em alta resolução, enviar para este email da Câmara até o dia 24 terça com nome do fotógrafo e termo de cessão de direitos a Bahiatursa. Esse Stand não terá custos, podendo haver apenas a folheteria para divulgação institucional do destino.
Ficou decido também que cada zona turística indicará até dia 24 um grupo cultural que represente a região que seja diferenciadom sugeri o nome do grupo cultura de colônia que tem a cultura rural muito forte ligada a tradição familiar, o grupo se apresenta com os elementos : Burrinha, Bumba Meu boi, A Loba, Mandus e ja se apresentou em Bienal Nacional da SIMPOVIDRO e tem o perfil de cortejo, ( vou enviar a vocês fotos e vídeos deste grupo bem como histórico, caso não concordem sugiro a indicação de grupo que seja diferenciado e inovador).
Uma outra forma de participação é através da feira dos municípios no qual ser cobrado valor para as prefeituras, podendo ser exposto neste espaço gastronomia, agricultura, artesanato etc. até segunda os secretários receberão documento a ser encaminhados aos prefeitos, a Bahiatursa visitará cada cidade, por isso entre em contato e agende a visita com o prefeito.
E para os empresários haverá venda de espaço para rodada de negócios.
atenciosamente,
Adm.Karlla Miranda da Costa
Sec. Executiva
73 9962-8423
Ficou decido também que cada zona turística indicará até dia 24 um grupo cultural que represente a região que seja diferenciadom sugeri o nome do grupo cultura de colônia que tem a cultura rural muito forte ligada a tradição familiar, o grupo se apresenta com os elementos : Burrinha, Bumba Meu boi, A Loba, Mandus e ja se apresentou em Bienal Nacional da SIMPOVIDRO e tem o perfil de cortejo, ( vou enviar a vocês fotos e vídeos deste grupo bem como histórico, caso não concordem sugiro a indicação de grupo que seja diferenciado e inovador).
Uma outra forma de participação é através da feira dos municípios no qual ser cobrado valor para as prefeituras, podendo ser exposto neste espaço gastronomia, agricultura, artesanato etc. até segunda os secretários receberão documento a ser encaminhados aos prefeitos, a Bahiatursa visitará cada cidade, por isso entre em contato e agende a visita com o prefeito.
E para os empresários haverá venda de espaço para rodada de negócios.
atenciosamente,
Adm.Karlla Miranda da Costa
Sec. Executiva
73 9962-8423
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO: EM UNA DIA 15 DE JANEIRO DE 2012

DIA 20 ACONTECE A MISSA SOLENE EM HOMENAGEM AO PADROEIRO DE COMANDANTUBA BEM COMO FESTA DE LARGO ATÉ O DIA 22 COM A PRESENÇA DAS BANDAS : PAGODANCE, ROSY E BANDA,OS BACANAS, BINHO ALVES E O ARRASTO, BEM COMO ATRAÇÕES CULTURAIS!!!
NA COSTA DO CACAU: SÃO SEBASTIÃO ALÉM DE SER PADROEIRO DO DISTRITO DE COMANDATUBA EM UNA É TAMBÉM PADROEIRO DE OLIVENÇA DISTRITO DE ILHÉUS , AMBOS DESTINOS TURÍSTICOS CONSOLIDADOS DA NOSSA REGIÃO!!
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
PLANEJAMENTO 2012 CÂMARA DE TURISMO DA COSTA DO CACAU
CRONOGRAMA DE REUNIÕES 2012:
29 DE FEV( QUARTA-FEIRA)
REUNIÃO EM URUÇUCA
09 MARÇO - REUNIÃO FÓRUM DE TURISMO EM SALVADOR
10 de ABRIL-WORSHOP SOBRE CADEIA DO TURISMO NO LITORAL SUL -HOTEL ALDEIA DA MATA DAS 13:30 ÀS 18:30
17 A 18 DE ABRIL - II SEMINÁRIO SOBRE PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO-COSTA DO DENDÊ- VALENÇA-BA R$ 150,00
19 a 22 de ABRIL : PAU BRASIL FOLIA
25 DE ABRIL - REUNIÃO EM ILHÉUS
05 E 06 DE MAIO -FEIRÃO DO TURISMO -SALVADOR
17 a 19 de MAIO -I SALÃO DE TURISMO DA BAHIA -SALVADOR
27 DE JUNHO -REUNIÃO EM SANTA LUZIA E OU PAU BRASIL
28 de JUNHO A 2 DE JULHO - FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE-ILHÉUS-BA
29 DE AGOSTO -REUNIÃO EM UNA
31 DE OUTUBRO -REUNIÃO EM ITACARÉ
AÇÕES PREVISTAS:
AÇÃO PROMOCIONAL JORGE AMADO
ELABORAÇÃO DO MAPA TURÍSTICO DA COSTA DO CACAU
AÇÕES VOLTADAS PARA PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO
VIABILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS: NETBOOKS, DATASHOW, MÁQUINA DIGITAL ETC.
O QUE HOUVER
* PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO
29 DE FEV( QUARTA-FEIRA)
REUNIÃO EM URUÇUCA
09 MARÇO - REUNIÃO FÓRUM DE TURISMO EM SALVADOR
10 de ABRIL-WORSHOP SOBRE CADEIA DO TURISMO NO LITORAL SUL -HOTEL ALDEIA DA MATA DAS 13:30 ÀS 18:30
17 A 18 DE ABRIL - II SEMINÁRIO SOBRE PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO-COSTA DO DENDÊ- VALENÇA-BA R$ 150,00
19 a 22 de ABRIL : PAU BRASIL FOLIA
25 DE ABRIL - REUNIÃO EM ILHÉUS
05 E 06 DE MAIO -FEIRÃO DO TURISMO -SALVADOR
17 a 19 de MAIO -I SALÃO DE TURISMO DA BAHIA -SALVADOR
27 DE JUNHO -REUNIÃO EM SANTA LUZIA E OU PAU BRASIL
28 de JUNHO A 2 DE JULHO - FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE-ILHÉUS-BA
29 DE AGOSTO -REUNIÃO EM UNA
31 DE OUTUBRO -REUNIÃO EM ITACARÉ
AÇÕES PREVISTAS:
AÇÃO PROMOCIONAL JORGE AMADO
ELABORAÇÃO DO MAPA TURÍSTICO DA COSTA DO CACAU
AÇÕES VOLTADAS PARA PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO
VIABILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS: NETBOOKS, DATASHOW, MÁQUINA DIGITAL ETC.
O QUE HOUVER
* PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO
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