quarta-feira, 30 de maio de 2012

IPIAÚ: SEMINÁRIO MOSTRARÁ IMPORTÂNCIA DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O CACAU CABRUCA


  29/mai/2012 . 13:53 | Autor: Noticias de Ipiaú

Por José Américo | Colunista
Motivar o produtor a acolher a ideia da Indicação Geográfica é a proposta do... 1º Seminário de Sensibilização que será realizado no próximo dia 5 de junho, a partir das 8 horas, no Parque de Exposições José Thiara, em Ipiaú.
Promovido pelo Comitê Gestor do Processo de Indicação Geográfica do Cacau Cabruca Sul da Bahia, o evento envolverá um ciclo de palestras seguido de debates a respeito do assunto. Na oportunidade serão apresentados alguns exemplos bem sucedidos na iniciativa.
Indicação Geográfica é uma modalidade de certificação ou reconhecimento de um produto agropecuário com qualidade e vinculação a uma determinada região. Ela se dá através de dois tipos : por procedência e por origem.
A Indicação por procedência reconhece um produto de acordo com a sua qualidade e saber fazer, enquanto a indicação por origem implica que além da qualidade o produto se destaca como originário de um espaço territorial e que suas qualidades são intrínsecas àquela localidade por causa das questões relacionadas ao clima, solo e vegetação.
O selo de reconhecimento concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), dá notoriedade da historia do produto.
http://www.noticiasdeipiau.com/2012/05/29/ipiau-seminario-mostrara-importancia-da-indicacao-geografica-para-o-cacau-cabruca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário