sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Do enfraquecimento ao fortalecimento



                                                     Profª Drª Mari Gândara
                                     Presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau
A participação dos conselheiros na Câmara de Turismo da Costa do Cacau foi sem dúvida, uma das principais marcas da gestão 2010/2012.
O Conselho Gestor adotou um chamamento constante dos representantes das oito cidades para um permanente diálogo. Na criação dos meios de comunicação na internet tudo foi postado e socializado.
Este modo de gestão democrática alem de correto conferiu legitimidade à Câmara quando também atualizou o seu estatuto e participou de todos os momentos de discussão do Turismo que envolveram a nossa região.
É bom ressaltar que a Câmara nunca obteve verbas patrocinadoras, e sendo assim todas as suas despesas sempre foram assumidas pelo Conselho Gestor.
A democracia efetiva é aquela que não se restringe a pequenos grupos, pois deve garantir a todos o direito de opinar sobre decisões para a promoção das transformações.
Alem das conquistas destes dois anos de gestão 2010/2012 o Conselho Gestor através de processos democráticos favoreceu avanços extraordinários quando, sobretudo integrou todos os seus participantes. A integração também promoveu a liberdade de expressão e a participação de todos conferiu transparência de um caminho, longo ainda, para um turismo promissor e de qualidade. Os conselheiros tiveram oportunidade de dialogar e opinar sobre sugestões de pautas a eles solicitadas e este diálogo responsável é que nos levou a construir de maneira sólida a credibilidade que hoje a Câmara detém.
Uma gestão democrática permite a participação ativa de todos os seus membros para as tomadas de decisões e este diálogo foi imprescindível nesta gestão. Na medida em que este Conselho adotou esta metodologia na sua gestão também sofreu enfrentamentos de algumas posturas ainda voltadas para atitudes mais individualistas e estranhamente incompreensíveis neste momento aqui relatadas.
No dia 31/10 aconteceu a eleição do Conselho Gestor para o biênio  2012/2014 e para surpresa de todos a presidente recebeu minutos antes do inicio desta reunião um documento assinado pelos representantes das Instituições: Convention Bureau, ATIL e ABIH, todos de Ilhéus, solicitando o desligamento da Câmara. Sabemos que estes três órgãos são importantes instituições na representação do Turismo de Ilhéus e reconhecemos o enfraquecimento na Câmara destas suas representações. Também assinava o documento o “Instituto de Turismo de Ilheus”, que não faz parte da Câmara.
Ora, se o descontentamento por eles assinalado procedesse, afinal por que não apresentaram uma chapa para concorrer? A Câmara lamenta profundamente, entretanto sabemos que uma democracia participativa requer mudanças significativas nas posturas de pessoas que realmente querem dialogar expressando os pontos de vista, dando as suas contribuições, mas acima de tudo, reconhecendo as suas perdas. Mas quem perde é a Câmara, mas vence o processo democrático.
Os órgãos públicos municipais e estaduais com certeza não permitirão que estas arestas fiquem desamparadas isolando a porta de entrada da Costa do Cacau, que é a cidade de Ilhéus, da Câmara de Turismo, sobretudo estando tão próximo a eventos importantes de turismo como a Copa 2014.
Finalizo afirmando que todos os presentes a esta reunião manifestaram  repúdio a esta atitude.





Nenhum comentário:

Postar um comentário